Logo Otorrino
Página Inicial
Site Fapesp
       Site Capes
Site CNPq
Site Plataforma Lattes
Site Pós FMUSP
Site Capes Periódicos

Informações Gerais

EDITAL 007/2020 - ABERTURA DE VAGAS – PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA/FMUSP – 2020

A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo faz saber que abrirá inscrição para seleção de candidatos a 10 (dez) vagas para Mestrado e 15 (dez) vagas para Doutorado na Área de Otorrinolaringologia, conforme abaixo discriminado:

I. INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser realizadas na secretaria do programa, à Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, nº 255 – 6º andar – sala 6001 – Cerqueira César – São Paulo – SP, no período de 06/01 a 11/12/2020, nos dias úteis, das 09h00 às 15h00.

II. CONDIÇÕES PARA EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
1. Formulário de Cadastramento de Alunos de Pós-Graduação - http://www2.fm.usp.br/gdc/docs/posgrad_371_novo_formulario_de_inscricao.pdf
2. Cópia legível do Registro Geral (carteira de identidade); para estrangeiros: cópia legível do Registro Nacional Migratório (RNM)
3. Cópia legível do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
4. 1 foto recente 3 X 4
5. Cópia legível do Diploma Graduação, com registro do MEC (frente e verso). Na falta do diploma, apresentar declaração da instituição de origem, com data recente, constando a data em que ocorreu a colação de grau.
6. Resultado de Proficiência em Inglês (com validade de 5 anos);
Obs.: Serão aceitos unicamente os seguintes testes de proficiência em inglês: Reading Test in English for Candidates for Postgraduate Courses, realizado pela Cultura Inglesa, filial Pinheiros, exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP. Pontuação mínima para curso de mestrado: 50 (cinquenta) pontos; para curso de doutorado: 60 (sessenta) pontos; Toefl internet-based Test, com pontuação mínima de 40 (quarenta) pontos para o curso de mestrado e 61 (sessenta e um) pontos para o curso de Doutorado; Toefl Computer-based Test, com pontuação mínima de 120 (cento e vinte) pontos para o curso de mestrado e 173 (cento e setenta e três) pontos para o curso de Doutorado; Toefl Paper-based Test, com pontuação mínima de 433 (quatrocentos e trinta e três) pontos para o curso de mestrado e 500 (quinhentos) pontos para o curso de Doutorado; Não é aceito o Toefl Institucional.
Aos candidatos (as) estrangeiros não será exigida a Proficiência em Língua Portuguesa.
7. Comprovante do pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 214,00 (duzentos e quatorze reais).

III. SELEÇÃO

II - REQUISITOS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO
Os (as) candidatos (as) serão avaliados, em caráter eliminatório, pelo seu Projeto de Pesquisa (peso 04), pela Arguição Oral (peso 03) e pela análise do seu Curriculum Lattes (peso 03).
A avaliação será feita conforme itens constantes no Formulário de Avaliação disponível na página do Programa na internet.
Poderão ser aceitos no Programa, mediante disponibilidade de orientador (a), os (as) candidatos (as) que obtiverem nota superior ou igual a 7,0 (sete).
Os resultados do processo seletivo serão divulgados na página eletrônica do Programa .

II.2 REQUISITOS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO
- Projeto de Pesquisa elaborado pelo (a) candidato (a) 03(três) vias
- Submissão do projeto de pesquisa à comissão responsável por análise das questões éticas em pesquisa
- Comprovante de Conclusão do Mestrado stricto sensu com histórico escolar.
Os (as) candidatos (as) serão avaliados (as), em caráter eliminatório, pelo seu Projeto de Pesquisa (peso 04), Arguição Oral (peso 02), análise do Curriculum Lattes (peso 02) e do histórico escolar do Mestrado (peso 02).
A avaliação será feita conforme itens constantes no Formulário de Avaliação disponível na página do Programa na internet. Poderão ser aceitos no programa, mediante disponibilidade de orientador (a), os (as) candidatos (as) que obtiverem nota superior ou igual a 7,0 (sete).

III.3 REQUISITOS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO DIRETO
- Projeto de Pesquisa e elaborado pelo(a) candidato(a) 03(três) vias
- Relatório circunstanciado justificando a opção pelos métodos científicos e de análise estatística adotados no Projeto de Pesquisa, demonstrando conhecimentos básicos em metodologia científica.
- Submissão do projeto de pesquisa à comissão responsável por análise das questões éticas em pesquisa.
Os (as) candidatos (as) serão avaliados, em caráter eliminatório, pelo seu Projeto de Pesquisa (peso 04), Arguição Oral com sustentação do relatório circunstanciado com demonstração de conhecimentos básicos de metodologia científica (peso 03) e pela análise do Curriculum Lattes enfatizando sua experiência acadêmica anterior (peso 03).
A avaliação será feita conforme itens constantes no Formulário de Avaliação disponível na página do Programa na internet.
Poderão ser aceitos no Programa, mediante disponibilidade de orientador (a), os (as) candidatos (as) que obtiverem nota superior ou igual a 7,0 (sete).

IV. RESULTADOS
O resultado do processo seletivo será divulgado na página do programa na Internet (http://www.otorrinousp.org.br/SitePosOtorrino).

V. MATRÍCULA
A matrícula dos candidatos selecionados deverá ser realizada no mesmo local da inscrição,
• O cumprimento do Artigo 53 do Regimento de Pós-Graduação da USP é obrigatório no ato da matrícula inicial.

Informações adicionais: posotorrino.ichc@hc.fm.usp.br / 11 – 2661.7244


www.GN1.com.br