3º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia
26/10/2016
Nas Semanas de 12 a 21 de Outubro de 2016


Veja a Galeria de Imagens
Nas semanas de 12 a 21 de outubro de 2016, aconteceu o 3º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia, organizado pela Fundação Otorrinolaringologia, sob a coordenação do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e Dr. Rubens Brito Neto, com o módulo de Cirurgia Otológica e Otoneurologica, Dr. Richard Louis Voegels, com o módulo de Cirurgia Nasossinusal, Dr. Carlos Alberto Caropreso, com o módulo de Plástica Facial e Dr. Luiz Ubirajara Sennes, com o módulo de Ronco e Apneia.

Trata-se de um curso prático, único realizado em cadáver fresco, o primeiro na América Latina, que proporciona a oportunidade dos participantes dissecarem individualmente peças não formalizadas, sendo totalmente Hands On.

Nos dias 12, 13 e 14, aconteceu o Módulo I, de Cirurgia Otológica e Neurotológica com enfoque em Cirurgias Endoscópicas do Ouvido, coordenado pelo Professor Ricardo Ferreira Bento e pelo Dr. Rubens Vuono de Brito Neto. O módulo teve suas 10 vagas preenchidas após poucos dias da abertura das inscrições, e contou com participantes de todo Brasil. Foram 03 dias intensos de muita teoria e prática, com o apoio de toda a equipe do HCFMUSP.

O Professor Ricardo Ferreira Bento, comenta "Trata-se de um curso essencial para quem pretende especializar-se em cirurgia otológica e neurotológica, um salto no treinamento cirúrgico, pois associa teoria e prática (hands on), o que traz uma experiência inigualável! Com certeza, um investimento para a vida toda". O curso contou ainda com o apoio das empresas Medel e Strattner.

O Dr. André Costa Pinto Ribeiro, de Juiz de Fora/MG, que trabalha no Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, e é responsável pela parte de Otologia, escolheu este curso para poder aprender um pouco mais com relação aos acessos de meato acústico, fossa posterior, fossa media, e para poder adquirir mais conhecimento e poder lidar melhor com a neurocirurgia, e ainda destacou durante o curso: "Estou gostando muito de desvendar essa questão da neurotologia, e da relação que existe entre o otorrino e a neurocirurgia, pois sempre achamos algo místico, mas no fim, percebemos que não existe segredo, é apenas força de vontade de querer aprender e ter a responsabilidade na hora de aplicar esse conhecimento."

Nos dias 17 e 18, aconteceu o Módulo II, de Cirurgia Nasossinusal Avançada, coordenada pelo Dr. Richard Voegels e pelo Dr. Fábio Rezende Pinna. A procura por esse modulo foi muito grande, e o mesmo teve suas 10 vagas preenchidas após poucos dias da abertura das inscrições, contando com participantes de toda América Latina. Foram 02 dias intensos de muita teoria e prática, com a dedicação dos coordenadores e suas equipes.

O Dr. Richard Voegels comenta que este curso fornece materiais de excelente qualidade, como as peças anatômicas importadas. "O participante poderá aprofundar sua exploração com a peça, realizando dissecção da órbita, acessos externos e permitindo desde o acesso a hipófise à parede lateral de senoide e a toda base anterior do crânio". Esse modulo contou com o patrocínio das empresas Strattner e Supri, onde os participantes puderam fazer a dissecção utilizando os materiais das mesmas.

A Dra. Raquel Barbosa Rodrigues, Médica Otorrino de Recife/PE, disse que os cursos da Fundação são sempre muito bem organizados, não apenas a parte teórica como a prática também. E ainda completou: "Gostei muito das aulas, foram excelentes, mas nada como colocar a mão na massa, certamente a prática me ajudou muito".

Já o Dr. Nestor Miki Gil Luque, médico otorrino de Lima/Peru, disse que veio até o Brasil para participar desse curso, pois afirma que a fundação faz cursos de alta qualidade, e ouviu boas referências. E também comentou que "o curso possui um instrumental completo na parte prática, e foi excelente a dinâmica dos ensinamentos".

Nos dias 18, 19 e 20, aconteceu o Módulo III, de Cirurgia Plástica Facial, coordenado pelo Dr. Carlos Alberto Caropreso. O Dr. Caropreso, comenta que neste curso o aluno tem a oportunidade de aprender a teoria da anatomia de toda a face, principalmente voltada para a cirurgia plástica facial, e a possibilidade de, na peça anatômica, dissecar e fazer todas as técnicas cirúrgicas que foram incitadas sobre o rejuvenescimento facial e na rinoplastia. "O aluno pode esperar um entendimento melhor sobre toda anatomia e aplicação prática em todas as suas cirurgias plásticas de face, blefaroplastia, ritdoplastia, rinoplastia e cirurgia de frontoplastia com elevação do supercílio."

O Dr. Tiago Fernando Scopel, de Campo Grande/MS, comentou: "O que eu mais gostei nesse curso é a qualidade dos professores, como sabemos a USP tem excelente profissionais, e não me deixou nada a desejar". Ele ainda disse que o tema desse curso é muito atrativo para ele.

O Dr. Felipe Lacerda Barbosa, de São Paulo/SP, disse que escolheu esse curso pela oportunidade de poder dissecar um cadáver fresco, e a possibilidade de treinar todas as manobras, com calma, verificando os erros e acertos, e também ressaltou o quão benéfico é poder trocar informações e aprender mais com os colegas. Completou dizendo: "Gostei muito da estrutura do laboratório e poder dissecar um cadáver fresco, gostei do material cedido e da disponibilidade de toda a equipe de profissionais e apoio".



Já nos dias 20 e 21, aconteceu o Mód IV, de Cirurgias do Ronco e Apneia, coordenada pelo Dr. Luiz Ubirajara Sennes. Este módulo foi dividido, contemplando um dia de teoria e outro totalmente prático, com demonstrações de técnicas feitas por renomados cirurgiões.

O objetivo principal deste módulo foi a dissecção e estudo da anatomia da musculatura faríngea com realização de cirurgias faríngeas em peças anatômicas não formalizadas. Os alunos tiveram a oportunidade de dissecar uma "hemi-faringe".

O Dr. Fabio Caracho Batista, Médico Otorrino de São Paulo/SP, comenta que escolheu esse curso pois é o único curso do Brasil com dissecção cirúrgica, e ele gostaria de se atualizar e se aprofundar na área. Ainda comentou: "A parte prática desse curso é incrível, poder dissecar e presenciar a cirurgia ao vivo em cadáver fresco é a melhor maneira de se aprender."



Devido ao grande sucesso, a FORL já está preparando o 4º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia, que provavelmente acontecerá em Outubro de 2017. Fique de olho no calendário de cursos da FORL, e faça sua inscrição! Mais informações no site: www.cirurgiaotorrino.com.br


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias