6º Curso de Dissecção do Osso Temporal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
10/12/2019
O 6º Curso de Dissecção do Osso Temporal da Ufrgs em Parceria com a Fundação Otorrinolaringologia Aconteceu nos Dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2019



Os Professores Ricardo Ferreira Bento, Geraldo Pereira Jotz e Joel Lavinsky realizaram o 6º CURSO DE DISSECÇÃO DO OSSO TEMPORAL DA UFRGS em parceria com a Fundação Otorrinolaringologia nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2019. 



O Curso mais uma vez foi um grande sucesso e contou com a participação dos residentes (R2) de diversos serviços do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.



Todos os residentes do Estado do Rio Grande do Sul realizaram o Curso  gratuitamente em uma inovação, patrocinados pelas empresas participantes. As empresas parceiras foram a Comunicare, Audibel, EscuteBem/Medel, Politec/Cochlear e GN Resound. O Curso recebeu apoio da Clínica SIDI (Medicina por Imagem) e da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ASSOGOT – CCF).



Novamente contou com a participação do Prof. Ricardo Ferreira Bento, Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.



O Curso continua inovando com a presença do Dr. Diego Sgarabotto Ribeiro, neuroradiologista que tomografou todas as peças (osso temporal) que foram utilizadas na dissecção. Os participantes, ao dissecarem as peças, podiam acompanhar as estruturas, ao mesmo tempo, na tela do computador, com as reconstruções tridimensionais.



Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de utilizar o simulador em 3D de Dissecção do Osso Temporal da Voxel-Man com realidade virtual, produzido em cooperação com a Universidade de Hamburgo / Alemanha e adquirido pelo Departamento de Ciências Morfológicas da UFRGS. Dessa forma, todos os alunos tem a oportunidade de dissecar no simulador antes de iniciarem as dissecções com as peças anatômicas. 



O Laboratório de Dissecção (LIM-NOC) do Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é um dos mais avançados e equipados do país e do mundo com equipamentos de última geração.  



O Curso tem a mesma carga didática e sistemática do já tradicional Curso de Dissecção do Prof Ricardo Bento realizado desde 1984 em São Paulo já na sua 116ª edição e também já ministrado em 26 países.



 





13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias