6º Curso de Dissecção do Osso Temporal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
10/12/2019
O 6º Curso de Dissecção do Osso Temporal da Ufrgs em Parceria com a Fundação Otorrinolaringologia Aconteceu nos Dias 4, 5 e 6 de Dezembro de 2019



Os Professores Ricardo Ferreira Bento, Geraldo Pereira Jotz e Joel Lavinsky realizaram o 6º CURSO DE DISSECÇÃO DO OSSO TEMPORAL DA UFRGS em parceria com a Fundação Otorrinolaringologia nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2019. 



O Curso mais uma vez foi um grande sucesso e contou com a participação dos residentes (R2) de diversos serviços do estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.



Todos os residentes do Estado do Rio Grande do Sul realizaram o Curso  gratuitamente em uma inovação, patrocinados pelas empresas participantes. As empresas parceiras foram a Comunicare, Audibel, EscuteBem/Medel, Politec/Cochlear e GN Resound. O Curso recebeu apoio da Clínica SIDI (Medicina por Imagem) e da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ASSOGOT – CCF).



Novamente contou com a participação do Prof. Ricardo Ferreira Bento, Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.



O Curso continua inovando com a presença do Dr. Diego Sgarabotto Ribeiro, neuroradiologista que tomografou todas as peças (osso temporal) que foram utilizadas na dissecção. Os participantes, ao dissecarem as peças, podiam acompanhar as estruturas, ao mesmo tempo, na tela do computador, com as reconstruções tridimensionais.



Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de utilizar o simulador em 3D de Dissecção do Osso Temporal da Voxel-Man com realidade virtual, produzido em cooperação com a Universidade de Hamburgo / Alemanha e adquirido pelo Departamento de Ciências Morfológicas da UFRGS. Dessa forma, todos os alunos tem a oportunidade de dissecar no simulador antes de iniciarem as dissecções com as peças anatômicas. 



O Laboratório de Dissecção (LIM-NOC) do Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é um dos mais avançados e equipados do país e do mundo com equipamentos de última geração.  



O Curso tem a mesma carga didática e sistemática do já tradicional Curso de Dissecção do Prof Ricardo Bento realizado desde 1984 em São Paulo já na sua 116ª edição e também já ministrado em 26 países.



 





20/01/2020
Residentes da Turma de 2019 Recebem o Certificado!
13/01/2020
Nota de Falecimento
13/01/2020
A Disciplina de Orl da Fmusp Agradece o Magnifico Trabalho Desenvolvido Durante Todo o Ano de 2019!
17/12/2019
Conferência Magna com Palestrante Internacional Encerra o Ano Letivo da Disciplina de Otorrinolaringologia
10/12/2019
6º Curso de Dissecção do Osso Temporal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
09/12/2019
Vídeo - 75 anos do Hospital das Clínicas da FMUSP
09/12/2019
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP.
09/12/2019
Dia 9 de dezembro Dia do Fonoaudiologista
09/12/2019
II Confraria de Zumbido
Outras notícias