Médicos espanhóis no HC
17/12/2003
Palestra lotou o anfiteatro da Disciplina de Otorrino
A experiência espanhola em Otorrinolaringologia esteve em foco na semana passada. No último dia 10, os doutores Primitivo Ortega, chefe do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Móstoles (Madri) e Carlos Suarez Nieto, do Hospital Central de Astúrias, estiveram, no anfiteatro da Disciplina de Otorrinolaringologia do HC-FMUSP, realizando um curso gratuito organizado pela Fundação Otorrinolaringologia.

Durante a manhã, os dois médicos puderam partilhar, com a platéia que lotou o anfiteatro, suas experiências na área cirúrgica. Dr. Carlos Suarez, tratou das condutas e procedimentos para a cirurgia de tumores Rinofaríngeos, e os aspectos funcionais da cirurgia a laser nos tumores Glóticos e Supra-Glóticos da laringe. Já o Dr. Primitivo Ortega detalhou os cuidados pré e intra-operatórios necessários para a prevenção de complicações na cirurgia endoscópica naso-sinusal, como hemorragias e problemas na região ocular. Entre os especialistas que citados como referência, Ortega não deixou de mencionar o Dr. Heinz Stammberger, que, recentemente, esteve em São Paulo dando um curso intensivo de FESS.

O médico espanhol destacou, também, a importância do treinamento para o médico-residente, já que os seios-paranasais são a parte do corpo humano com a anatomia mais variável e muito próxima de estruturas vitais. A apresentação foi marcada pelas charges feitas pelo próprio Ortega, ilustrando com muito bom humor os erros mais comuns cometidos em cirurgias desse tipo.

Além dos médicos da Disciplina de Otorrino do Hospital das Clínicas, estiveram presentes na palestra profissionais de outros serviços de Otorrinolaringologia: Instituto Felippu, Beneficência Portuguesa, Clínica Otorrinos, Santa Marcelina, UNICAMP, PUCCAMP, Hospital Edmundo Vasconcelos e Núcleo de ORL de São Paulo e seus coordenadores, Dr. Alexandre Felippu, Dr. Ivan F. Barbosa, Dr. Sílvio Marone, Dr. Aldo Stamn, Dr. José Antonio Pinto e Dra. Maria Rosa de Souza Carvalho.

No encerramento do evento o Prof. Dr. Ricardo Bento enfatizou a importância da presença desses profissionais e deixou a todos o convite para participarem das reuniões da Clínica que acontecem todas as quartas-feiras, das 8 às 9 da manhã. Para o próximo ano, os planos são de convidarem profissionais dos outros serviços para participarem como palestrantes das reuniões.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias