Oftalmo da USP Recebe Prêmio
29/08/2006
A Premiação Será em Berlim
Alguns caminhos imunológicos percorridos por oftalmologistas da Universidade de São Paulo (USP) fizeram o grupo aumentar de maneira inédita o conhecimento existente sobre a síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada (VKH), doença que pode causar uveítes (inflamação da úvea, formada pela íris, corpo ciliar e coróide) bastante graves. O desdobramento dessas descobertas acaba de ser reconhecido pela comunidade internacional.

“A principal causa da uveíte endógena é o comprometimento dos tecidos pigmentados, como o olho, o ouvido e o sistema nervoso central”, explica Francisco Max Damico, um dos pesquisadores, à Agência FAPESP. “Com base nisso, conseguimos comprovar que os melanócitos são as células-alvo da agressão auto-imune nessa síndrome.”

Essas descobertas, publicadas em forma de artigo em 2005 na revista "Investigative ophthalmology and visual science", acabam de ser consideradas como uma das mais importantes na área de uveítes. O trabalho escrito por Damico e colaboradores foi premiado pela Sociedade Alemã de Oftalmologia como um dos três principais publicados no ano passado.

A cerimônia de entrega da premiação está marcada para o dia 24 de setembro, em Berlim, dentro da programação oficial da reunião anual da instituição alemã. É o quarto ano em que os três melhores trabalhos científicos de várias áreas da oftalmologia, publicados em revistas internacionais indexadas, são escolhidos. “Este é um prêmio que reconhece um trabalho realizado totalmente no Brasil, na USP e no Instituto do Coração”, disse Damico.

Os vários processos envolvidos na patogênese da síndrome, descritos pelos autores, reforçam ainda mais o papel do reconhecimento de melanócitos pelos linfócitos T (células do sistema imunológico humano).

“Nós demonstramos que os linfócitos de pacientes com VKH não conseguem produzir citocinas antiinflamatórias para tentar abortar a resposta auto-imune, diferentemente de indivíduos sadios”, afirma o pesquisador brasileiro.

Por Eduardo Geraque


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias