CNPq Premia Trabalhos de Iniciação Científica
02/10/2006
Crescimento de 160 % de Inscritos
Agência FAPESP - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou os ganhadores da 4ª edição do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica.

Segundo o CNPq, o objetivo da premiação é incentivar bolsistas de iniciação científica da agência federal em três grandes áreas do conhecimento que se destacaram durante o ano pela relevância e qualidade do relatório final.

Na edição deste ano foram inscritos 208 trabalhos, com um crescimento de 160% em relação à anterior. Os ganhadores em cada área recebem quantia equivalente a 12 meses de bolsa de iniciação científica e bolsa de mestrado.

Em 2006, o bolsista da área de Ciências da Vida ganhará ainda uma visita a centros de excelência no Reino Unido, patrocinada pelo British Council. Os vencedores das outras duas áreas – Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes –recebem assinaturas da revista Nature.

A Universidade Federal de Viçosa foi a instituição premiada com o Mérito Institucional por apresentar o maior índice de egressos da iniciação científica titulados na pós-graduação.

Os ganhadores:

Ciências da Vida: Carla Freitas, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, com o trabalho Proteínas de secreção do tipo III de Pseudomonas aeruginosa induz apoptose de células endoteliais humanas por aumento da expressão do iNOS e ativação de Faz/Fasl, sob a orientação da professora Maria Cristina Maciel Plotkowisk.

Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes: David Patrício Lacerda , da Universidade Federal de Ouro Preto, com o trabalho Solidariedades horizontais no Império: o fenômeno associativo no Brasil monárquico escravista e a crise dos mecanismos de domínio senhorial (1860-1889), com orientação do professor Ronaldo Pereira de Jesus.

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias: Herbert Paula de Vasconcelos, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com o trabalho Projeto e fabricação de arranjos de lâmpadas de filamento de tungstênio para simulação de cargas térmicas externas em satélites artificiais: verificação de intensidade e uniformidade da radiação Térmica, sob a orientação do professor Ezio Castejon Garcia.

Mais informações: www.cnpq.br


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias