Uma Caminhada Que nos Leva para Muito Além dos Números!
11/12/2020
35 Anos do Instituto Cedao e 25 Anos da Forl

Certas coisas são mesmo difíceis de dimensionar. A gente pode até concordar que uma coleção de dados, números e registros de feitos significativos consegue nos ajudar a ter uma primeira ideia sobre o tamanho de algo.

Mas isso não faz com que a gente consiga ter a real noção dos impactos somados na vida de cada pessoa que cruzou o caminho de uma ideia, de uma iniciativa, de uma vontade de transformar. E se apenas duas dessas pessoas forem escolhidas ao acaso para nos dizer o que mudou em suas vidas depois que conheceram o Instituto CEDAO ou a Fundação Otorrinolaringologia, perceberemos que esta diferença entre o antes e o depois, por carregar também um aspecto pessoal, cognitivo e emocional, é na verdade simplesmente incalculável. É um valor que não se coloca em um gráfico. É um valor não matemático. E que por isso tem muito mais valor.

Em 2020 estamos comemorando os 35 anos do Instituto CEDAO e 25 anos da Fundação Otorrinolaringologia. Duas datas redondas que merecem ser celebradas não apenas pelo que se construiu nessa trajetória em termos de dados, registros e feitos significativos, mas sim pela transformação pessoal, acadêmica ou profissional de cada um daqueles que passaram por aqui.

E ao longo de sua jornada estas duas entidades fizeram muito por muitos.

 

Marcas no caminho

Sim, provavelmente a sua vida também cruzou com a nossa.

E onde exatamente aconteceu este encontro? Bem, poderíamos aqui descrever detalhadamente cada trecho do caminho para que você pudesse se achar nele. Mas o caminho é longo, cheio de passos a serem celebrados, e o melhor a dizer é que está tudo registrado aqui neste link, onde você pode navegar por todo o nosso caminhar.

Mas tudo começou em 1985 com a criação do Centro de Estudos e Desenvolvimentos Avançado em Otorrinolaringologia, idealizado pelo Prof. Ricardo Ferreira Bento com o objetivo de aprimorar os estudos ligados à Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia e outras áreas afins.

Dez anos depois, em 1995, surgiu a Fundação Otorrinolaringologia, uma entidade focada no desenvolvimento profissional e científico para que a saúde dos olhos, ouvidos, nariz e garganta tornasse a vida das pessoas mais plena.

Ao longo de sua trajetória estas duas entidades solidificaram sua presença em todo o país. Uma obra grandiosa que se ergue sobre quatro pilares:

  • Ensino
  • Pesquisa.
  • Publicações
  • Ações Sociais

Atualmente FORL está presente em 10 estados brasileiros, através de representações de cooperação cientifica que disseminam nossas finalidades por todo o país.

  • São Paulo  - Dr. Richard Voegels, Dr. Robinson Koji Tsuji e João Ferreira Mello Jr.
  • Paraíba - Dr. Marco França
  • Sergipe - Dr. Jeferson Sampaio D´Ávila
  • Bahia - Dr. Marcus Lessa
  • Minas Gerais - Dr. Marcelo Hueb e Dr. Giancarlo Cherobin
  • Espirito Santo - Dr. Sérgio Ramos
  • Rio de Janeiro - Dr. Shiro Tomita, Dr. Roberto Meirelles e Dr. Miguel Tepedino
  • Paraná - Dr. Rogerio Hamerschmidt
  • Santa Catarina - Dr. André Maranhão
  • Rio Grande do Sul - Dr. Geraldo Jotz

 

Nascidos do Saber

O poder do ensino

Por causa de sua origem e ligação com o meio acadêmico, em especial com a USP, o Instituto CEDAO e a Fundação Otorrinolaringologia têm na educação a sua vocação.

Apoiar projetos de Universidades e Institutos de pesquisa sempre foi importante para estas entidades. Isto já desde o primeiro Congresso realizado no ano 2000, que logo passou a ser um evento bianual e, a partir de 2005, entrou definitivamente na agenda anual dos profissionais e estudantes da área.

A Fundação Otorrinolaringologia é uma fonte inesgotável de elementos técnicos, totalmente em sintonia com os avanços científicos e tecnológicos, formando profissionais através de cursos teóricos e práticos, congressos, simpósios, proporcionando o ensino à distância através da telemedicina e oferecendo bolsas de estudo para vários níveis de formação profissional, a fim de complementar a formação do estudante de forma a incentivá-lo a se dedicar integralmente à sua especialização.

Veja aqui alguns momentos marcantes na troca de conhecimento que aprofundou nossa visão da saúde:

  • Hearing and Balance (2011, 2013, 2015, 2017, 2020)
  • 100º Curso de Dissecção de Osso Tempora (2013)
  • 1º Curso Avançado de Dissecção em ORL (2014)
  • 7th ISSS International Symposium - Surgery, Sleep & Breathing (15 a 16/04/2016)
  • Plataforma e-learning (2017)
  • Lançamento das Webinars (1º aula: 2020)

 

Redefinindo o Amanhã

A pesquisa como motor do futuro

O apoio constante da Fundação Otorrinolaringologia a projetos de pesquisa já beneficiou o dia a dia de milhares de pacientes que colheram os frutos plantados no aprimoramento do conhecimento científico.

De tudo que foi feito, uma especial homenagem a:

  • Criação do Centro de Pesquisas FORL (2014)
  • Lançamento do OTOBONE (2016)
  • Celebração dos 20 Anos de Publicação Ininterrupta do IAO (2017)
  • Realização da Primeira Cirurgia da Prótese Auditiva Maxum no Brasil (Prof. Ricardo Bento - 2017)
  • Primeiro Tratado sobre Paralisia Facial Publicado no Brasil (2018)
  • Criação da Biblioteca Digital (2020)
  • Lançamento do Mobile Scope pela Fundação Otorrinolaringologia (2018)
  •  Patentes Registradas - prótese auditiva genérica (2007), modelo de treinamento - mastoide artificial (2015); M Scope (2018)

 

O que chega às suas mãos é seu

A importância das publicações

Tão importante quanto produzir conhecimento é fazer com que esta informação circule e chegue às mãos de quem vai fazer melhor uso dela.

Um exemplo disso é a Revista @rquivos da Fundação Otorrinolaringologia, atualmente International Archives of Otorhinolaryngology, uma publicação científica, indexada, distribuída gratuitamente, com tiragem média de 5 mil exemplares, que atinge toda a comunidade no Brasil e no exterior.

Ao lado do portal na Internet, Revista Ouvir Bem e Revista Turma do Bentinho, ela é uma importante fonte de informação, principalmente para quem está afastado dos grandes centros de conhecimento.

Além disso, constantemente são publicados livros, vídeos e CDs com direito autoral doado à Fundação, a fim de disseminar o conhecimento entre os profissionais da área da saúde e que estão disponíveis na forma física na Biblioteca da FORL e também em plataformas eletrônicas.

Desde as origens da comunidade científica a troca e divulgação do conhecimento sempre foi um importante fator na aceleração dos avanços experimentados pela área médica.

A Fundação Otorrinolaringologia honra essa tradição que remonta à antiguidade, publicando o que há de mais atual com qualidade reconhecida internacionalmente.

 

Levar o que é preciso a quem precisa

Ações Sociais transformando o mundo de cada um

Os projetos de Ação Social da Fundação Otorrinolaringologia são uma forma de melhorar a sociedade levando mais qualidade de vida à população. Cada iniciativa realizada é a concretização e o reforço de nossos ideais como médicos.

Um exemplo disso é o programa Quem Ouve Bem Aprende Melhor que, desde 1999, detecta, diagnostica e soluciona os problemas de acuidade auditiva em crianças em fase escolar.

Já o programa Reouvir - O despertar da Terceira Idade, iniciado em 2002, tem como principal objetivo informar as pessoas com mais de 60 anos sobre a importância da audição, melhorando sua qualidade de vida e reintegrando-as à sociedade.

Um ano antes, em 2001, foi criado o GAPZ, Grupo de Apoio às Pessoas com Zumbido, que realiza palestras mensais gratuitas reunindo portadores de zumbido e equipe multiprofissional especializada, a fim de levar informação atualizada para minimizar o sofrimento e reestabelecer a qualidade de vida destes pacientes.

Outro evento que desde 2005 oferece atendimento gratuito à população é a Semana Nacional de Combate e Prevenção à Surdez.

Ser assim é como somos. É como gostamos de ser. Quando olhamos para trás, gostamos de lembrar com carinho de momentos como:

  • 1a Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Surdez (1997)
  • Campanha Quem Ouve Bem Aprende Melhor ( 1999/ 2000 e 2001)
  • Inclusão da vacina anti rubéola no calendário oficial de vacinação
  • Sal da Terra (2006)
  • Comemoração 500 Implantados (2009)
  • Comemoração 1000 Implantados (2013)
  • Lançamento da revista da Turma do Bentinho (2013)
  • Ear Parade (2018 - 2019)

 

Somando a você

É uma trajetória que nos enche de orgulho, tanto aqueles de nós que a construíram com dedicação, quanto aqueles de nós que foram beneficiados por ela.

É fácil imaginar que, em algum passo entre os vários que descrevemos, seu caminho cruzou com os 35 anos do Instituto CEDAO e 25 anos da Fundação Otorrinolaringologia.

Somos muitos, e somos muito felizes por fazer parte desta história!


02/03/2021
Curso Introdutorio À Residência Médica Se Inicia
23/02/2021
Nota de Falecimento
18/02/2021
Projeto da Otorrinolaringologia do Hc-Fmusp É Selecionado para o In.Cube!
03/02/2021
São Paulo Faz Mutirão de Cirurgias de Implantes Cocleares
03/02/2021
RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA - 2021
05/01/2021
Abertura de inscrição on line para até 2 (duas) vagas no curso de especialização em otorrinolaringologia - 2021
18/12/2020
Comunicado
18/12/2020
Conferencia Magna de 2020
17/12/2020
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2020.
Outras notícias