Dia Nacional de Conscientização sobre o Zumbido
31/10/2007
Evento Acontecerá dia 11 de Novembro
Acontecerá dia 11 de novembro, domingo, a comemoração do Dia Nacional de Conscientização sobre o Zumbido, com a realização da I Caminhada Temática de Conscientização do Zumbido, a partir das 9 da manhã, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. "Será uma caminhada especial, com algumas estações para parada dos participantes, representando a passagem dos sons na via auditiva, com explicações sobre o sintoma, além de entrega de folhetos sobre o assunto.", explica a Profª. Drª. Tanit Ganz Sanchez, otorrinolaringologista que pesquisa o assunto há 13 anos, fundadora e coordenadora nacional do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido.

O objetivo da caminhada é esclarecer o maior número de pessoas possíveis sobre o zumbido, um sintoma que acusa algum problema no organismo e que tem tratamento, diferentemente do que se acreditava até algum tempo atrás. "Optamos por uma caminhada temática, didática, com estações que tenham, durante o seu percurso, cartazes explicativos sobre o caminho que o zumbido faz dentro do corpo humano, passando por estações similares a uma estrada férrea, cuja estação final é o cérebro. Assim, os participantes, além de compreenderem o zumbido, poderão ter em mãos subsídios para, ao procurarem seus médicos de confiança, receber o tratamento mais adequado para o seu caso. E, ainda, descobrir como hábitos de vida mais saudáveis podem ajudar na prevenção e no controle de várias doenças, incluindo a melhora - ou a cura - do zumbido", diz a médica.

A caminhada deverá ter, aproximadamente, uma hora e meia de duração, preparada por uma equipe formada por avaliadores físicos e personal trainers para todas as idades. Para tranqüilidade dos participantes, nas paradas, serão entregues garrafas de água e lanches saudáveis. "Esperamos que seja um domingo bastante agradável e útil para disseminar as informações sobre esse problema tão perturbador da qualidade de vida", informa Dra. Tanit.

Teatro & música

Para identificar os participantes da Caminhada Temática Nacional de Conscientização do Zumbido, a organização estará entregando camisetas e bonés. Haverá garrafas de água aromatizadas com laranja e limão, oferecidas pelos patrocinadores e, no final, sorteio de brindes entregues pela Peugeot, Oregon Scientific, além de sorteios de semestres esportivos em academias de ginástica paulistanas - Levitas e Estação Fitness -, com o intuito de estimular a diminuição do stress, uma das maneiras de ajudar a tratar o zumbido.

No final da caminhada, duas atrações vão entreter os participantes. A primeira será um show de música popular brasileira, com voz e violão e a segunda, uma peça, escrita especialmente para o evento pelo Grupo de Teatro Dádiva, denominada "Quem Sumiu com o Meu Zumbido?. "Será uma caminhada alegre, divertida, chamando atenção para um sintoma que aflige milhões de brasileiros, onde as famílias poderão passar a manhã se exercitando, se divertindo e aprendendo coisas positivas sobre o zumbido", finaliza ela.

O início da Caminhada Temática Nacional de Conscientização do Zumbido será às 9 da manhã e acontecerá, em São Paulo, no Parque Villa-Lobos. A coordenação do evento é da Fundação Otorrinolaringologia, com apoio da Stela Maris Eventos e da equipe Sentir Bem. Os patrocinadores do evento são a GN Resound, Widex e Nycomed. A caminhada comemorativa do Dia NAcional de Conscientização sobre Zumbido também ocorrerá paralelamente em todas as cidades que têm regionais do GAPZ: Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Campinas e São José do Rio Preto, coordenadas também pela Fundação Otorrinolaringologia e com supervisão das otorrinolaringologistas Dras. Rita Mendes, Patricia Ciminelli, Alessandra Venosa, Tatiana Lessa, Raquel Mezzalira e Dr. Márcio Coimbra.

O Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido se reúne em São Paulo, todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, às 16 horas, no Auditório de Otorrinolaringologia, no Hospital das Clínicas e maiores informações sobre a Caminhada Temática Nacional de Conscientização do Zumbido podem ser obtidas através dos sites www.zumbido.org.br e www.sentirbem.com.br.


25/10/2021
Nota de Falecimento
04/10/2021
Prof. Ricardo Bento Foi Classificado Como Um dos Melhores Cientistas do Mundo.
01/10/2021
ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA OS PROGRAMAS DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA - (FELLOWS) - 2022
03/09/2021
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2021
17/05/2021
Dia Mundial da Saúde Auditiva 2021: Audição para Todos
05/04/2021
Professora Livre-Docente da Divisão de Orl da Fmusp Tem Sua Equipe Classificada em 2o. Lugar no Hackathon do Hackmed.
22/03/2021
Ifhnos World Tours 2021
22/03/2021
Dra. Paula Tardim Lopes Foi Aprovada por Unanimidade em Sua Defesa de Doutorado no Programa de Pós Graduação de Otorrinolaringologia
12/03/2021
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2021.
Outras notícias