Nota de Falecimento
25/10/2021
Perboyre Lacerda Sampaio

Faleceu nosso amigo e colega Perboyre Lacerda Sampaio.

Por mais de 30 anos Perboyre espalhou seus ensinamentos a geração de alunos, médicos residentes e colegas pelo Brasil trabalhando na Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP. Cearence de nascimento, Perboyre tinha além do talento nas mãos como cirurgião, o talento da dialética, da poesia e de musico que nasce em cada brasileiro do Nordeste. 

Aqui no HC deixou uma marca inesquecível de ensinamento de vida e da medicina. 

Não há textos e palavras que possam descrever aquilo que representou e cada um que teve o privilégio de conviver com ele. 

Foi o pioneiro da introdução da cirurgia plástica facial na Otorrinolaringologia e nossa especialidade deve muito a ele.

Tomei a liberdade de copiar aqui algumas das manifestações no grupo de what´s up dos médicos do HC e transcrever aqui para mostrar o quanto era querido:

    

"O Perboyre foi um revolucionário! Quando ninguém acreditava que a ORL poderia fazer estética facial foi em frente contra todos os obstáculos. Nós que fomos da primeira geração de residentes com ele já liderando o Grupo de Plástica podemos entender o pioneirismo e a visão. Dizia para nós: fazemos o mais difícil, funcional, infecção e tumores.. não sabemos operar a superfície?? Poucas as pessoas que abrem caminho . Foi um destes poucos. Hoje a maior procura de tro de todas as especialidades nossas está no grupo que ele criou."

 

"Que triste.... Perboyre foi meu grande mestre nas cirurgias de nariz, fiz parte do grupo, da organização dos cursos, eu era a única mulher do grupo naquela época, sempre depois dos cursos um jantar com baião de 2, cerveja e muita música, criou o grupo da plástica e lutou por ele, divulgou e graças a ele a cirurgia estética e funcional  ganhou corpo,"

 

"Aprendemos muito com ele. Levo comigo alguns ensinamentos: ele nunca deixava a gente falar: "eu não posso, eu não consigo".... Toda vez que ouço meu filho dizer isso eu me lembro dele. Ele dizia que a gente não podia bloquear nosso cérebro. Fora as aulas épicas sobre "Felicidade"... O céu está em festa. Que ele descanse em paz.🙏🏼"

 

"Queridos amigos. É muito triste para todos, mas pra mim é muito dolorido. O Perboyre é meu segundo pai. Ajudou-me a me tornar uma pessoa muito melhor. Abriu-me portas na profissão e no conhecimento. Tem o dom do perdão que só as almas mais elevadas tem. Tratava todos, pacientes, amigos, funcionários e todos ao seu redor com muita compaixão, sempre com seu jeito simples  de que ninguém é melhor que ninguém. Aprendemos que todos têm seu valor e podem fazer a diferença. Ajudava todos. Sempre foi caridoso. Coisas materiais nunca foram importantes. Deixará um legado digno de uma alma elevadíssima que poucos têm e que nos puxa para cima. Adorava ensinar. É uma das suas maiores paixões. Ensinava sem pedir nada em troca e com certeza foi o maior incentivador dos ORL para a Rinoplastia e cirurgia plástica facial e teve o dr. Dewes como o outro amigo a “engrossar o caldo”. Se hoje conquistamos e “dominamos” a rinoplastia, foi graças a perseverança do Perboyre, que foi o “saco de pancadas” dos plásticos na USP e em todo o Brasil. Ele abriu os caminhos que hoje todos nós usufruímos com tranquilidade e maestria. Desculpem o longo texto, mas precisava fazer estas considerações para vocês que o conheceram e que o tiveram como amigo próximo,  e seus corações também foram tocados por ele. Teve sua passagem em Paz, sem sofrimento aparente, sem dor, digna de quem cumpriu os desígnios de Deus. Que sua alma possa continuar elevando outras almas onde quer que ela vá.

Bjs a todos e obrigado pelas orações. Carlos Alberto Caropreso. (DOPO)"

 

"Quer tristeza!!! Um Ser diferenciado, um coração gigante, irreverente e revolucionário!. Uma alegria inata!!! Marcou a vida de todos nós! Que seja acolhido  com muita amor e paz! 🙏🏻🙏🏻🙌🏻🙌🏻"

 

Meu querido amigo, que descanse em paz e leva sua felicidade aos anjos !

 

Vejam o filme anexo!

 

Prof. Dr. Ricardo Bento


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias