Grupo de Implante Coclear HCFMUSP Comemora na Secretaria De Estado Dos Direitos Da Pessoa Com Deficiência a 500ª Cirurgia de Implante Coclear
16/11/2009
Evento se realizou na Secretaria De Estado Dos Direitos Da Pessoa Com Deficiência


Veja a Galeria de Imagens
Uma comemoração especial marcou o início da Semana Nacional de Combate e Prevenção à Surdez, no dia 9 de novembro, segunda-feira, na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – a participação, em um só lugar, da equipe do Grupo de Implante Coclear HCFMUSP, dos políticos que apóiam esse trabalho apoiando o HCFMUSP e auxiliando a população brasileira e dos implantados que demonstram, diariamente, a certeza de um procedimento com sucesso em todos os casos.

“Esse é um marco histórico para o nosso grupo. Um dia, para não ser esquecido nunca. É um trabalho que começou, com pesquisas, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1.992, conseguimos propor a assinatura do Ministro da Saúde, José Serra, em 1.999 para tornar-se um procedimento SUS e, de lá para cá, esse trabalho só cresceu, com técnicas cirúrgicas aplicadas, inclusive, em tronco cerebral e bilateral, todas com resultados bastante positivos”, diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, Professor Titular e Chefe do Departamento de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.

No evento, o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento apresentou a trajetória do implante coclear – e de outros aparelhos auditivos – no decorrer dos anos e demonstrou a necessidade do sentido da audição. “É o único sentido do homem que está atento durante todo o dia. É ele quem dá o alerta de qualquer perigo que o homem possa correr, inclusive quando está dormindo. É extremamente necessário para a sobrevivência do homem e há solução para a surdez. Nos países de primeiro mundo, o implante coclear é feito sem nenhum questionamento. O Brasil não pode ficar para trás”, diz ele.

Considerado pela anfitriã do evento, a Prof.ª Dr.ª Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência como um pioneiro e batalhador na área em que atua, o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento colocou toda a sua equipe em destaque. “É um trabalho de todos, incluindo os familiares, que fazem a sua parte para dar continuidade à cirurgia de implante coclear que propicia audição a quem passa pela operação”, comentou.

Entre personalidades e políticos presentes estavam o Prof. Dr. , Reitor do HCFMUSP, Prof. Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, Secretário de Estado da Saúde, Dra. Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que também representou o governador José Serra, Marcos Belizário, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, representando o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, Prof. Dr. Marcos Boulos, diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Mara Gabrilli, vereadora paulistana que luta pelos direitos da pessoa com deficiência física.

“O trabalho realizado pelo Grupo de Implante Coclear do HCFMUSP é feito com muita luta, pesquisa e disciplina. E buscamos soluções para auxiliar nossos candidatos ao implante coclear em todos os lados, inclusive político, para que a população tenha acesso aos melhores tratamentos do mundo, como faz uma universidade como USP”, disse o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento.

Homenagens especiais

No decorrer do evento, foram entregues troféus com o número 500 e o formato estilizado de um implante coclear ao primeiro implantado pelo HCFMUSP, Sr. Francisco Carlos Ribeiro de Calais Jesus , o segundo implantado pela equipe, o Sr. Ulisses Antonio Sabadin e a implantada número 500, a bebê Maria Eduarda Magalhães de Assis.

Duas equipes de TV também foram homenageadas. “Entregamos o troféu para o Jornal Hoje, da Rede Globo, que apresentou em rede nacional uma emocionante reportagem sobre uma família de implantados nossos, a família Fernandes e o Programa Mais Você, que, no início do ano, levou ao ar um programa, com entrevista ao vivo, feita com o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento sobre o assunto, esclarecendo a população. São matérias como essas, reapresentadas durante o evento, que nos auxiliam a chegar ao implante 500”, finalizou o Prof. Dr. Robinson Koji, um dos médicos responsáveis pelo Grupo de Implante Coclear.

O evento se iniciou às 10:30 horas da manhã e foi finalizado, com aplausos a toda a equipe do Grupo de Implante Coclear HCFMUSP, que retribuiu o carinho, aplaudindo a todos implantados e familiares presentes.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias