Equipe do HCFMUSP em parceria com a Apple coloca à disposição o AUDIOTEST
03/02/2010
Desenvolvido pela equipe do HCFMUSP, o Audiotest - um aplicativo eletrônico que permite descobrir como está a audição de quem faz o teste - já está disponível na loja virtual da Apple, ao custo de U$ 4,99.
“Trata-se de um aplicativo contendo dois testes e um jogo de memória musical que desenvolvi com a Dra. Isabela de Souza Jardim, fonoaudióloga, para conscientizar o público a investigar sua audição, assim como a importância da consulta para investigação em casos de suspeita de dificuldade auditiva”, diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, diretor chefe da cadeira de Otorrinolaringologia do HCFMUSP.

O aplicativo contém dois testes divertidos e um jogo de memória musical. “Os dois testes só podem ser feitos por adultos e instigam a estimulação e o treinamento da memória auditiva. No primeiro, quem estiver utilizando, pode testar cada lado, separadamente, com quatro tipos de sons com tons puros em frequencia específica de 500, 2000, 3000 e 4000 Hertz, apenas uma intensidade para a triagem auditiva. No final do teste, sai um relatório com uma orientação baseado na resposta da pessoa, cujo resultado tanto poderá ser que passou na triagem, como procure uma orientação de um médico otorrinolaringologista”, explica Dra. Isabela.

Já no segundo teste, a pessoa vai descobrir se consegue diferenciar instrumentos musicais, sendo possível o usuário clicar na figura do instrumento ouvido (há várias ilustrações de instrumentos musicais nele) e, ao final do teste, sairá a qualificação de seu resultado. “Esse teste revelará se o usuário reconhece diferentes instrumentos musicais e, então, passa-se à parte lúdica do software – um jogo da memória!”, continua ela.

Jogo de memória auditiva

O jogo da memória finaliza o software e pode ser feito diversas vezes. “São vários sons diferentes, que aparecem alternadamente para que a pessoa repita a sua sequência, após escutá-los. Caso erre, será avisado e deverá iniciar todo o jogo novamente. Contudo, se acertar, o software aumentará o número de sons apresentados até que o usuário erre a opção apresentada. Esse jogo tem como função estimular – e treinar – a memória auditiva”, esclarece Dra. Isabela.

O aplicativo Audiotest já está disponível na loja virtual da Apple e promete tornar-se um grande aliado dos otorrinolaringologistas em um futuro próximo. “O idealizador do aplicativo foi o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, que se inspirou em um I-test de triagem dos olhos e estará disponível no site da Apple para qualquer pessoa no mundo baixar e se autoavaliar. Ele poderá ser também usado por médicos e outros profissionais de Saúde para uma triagem auditiva”, diz a médica.

O aplicativo é destinado a um público maior de 18 anos de idade. “O padrão de normalidade de audição infantil é outro”, finaliza Dra. Isabela Jardim.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias