Biblioteca FORL tem novos títulos que podem ser consultados por associados
14/04/2010
Projeto Homem Virtual: Articulação do Têmporo Mandibular, Audição e Fonação I e II são alguns dos títulos que podem ser consultados pelos associados da FORL


Veja a Galeria de Imagens
Novos títulos estão disponíveis para os associados da Fundação Otorrinolaringologia, possíveis de serem consultados através do site. O Projeto Homem Virtual, criado em 2003, pelos Profs. Drs. György Miklós e Chao Lung Wen, da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP, que buscavam um novo método para transmitir conhecimentos sobre saúde, agora podem ser consultados na Biblioteca.

O projeto consiste no desenvolvimento de imagens tridimensionais das estruturas do corpo humano, utilizando recursos da computação gráfica, aliado a projetos de diversas áreas. As imagens são dinâmicas e reproduzem os componentes do organismo, desde moléculas a músculos e apresentam o conhecimento científico de maneira objetiva, simples e rápida, permitindo, dessa maneira, a compreensão da anatomia e fisiologia, além da demonstração de patologias, ações dos medicamentos e das técnicas de procedimentos cirúrgicos.

Cada projeto é desenvolvido por uma equipe de profissionais das áreas de digital design, comunicação, tecnologia, além de médicos e demais profissionais de Saúde. Trata-se de uma moderna ferramenta educacional, contendo ilhas de conhecimento aplicáveis a públicos distintos, dentro de estratégias pedagógicas que visam objetivos específicos.

Consta dos títulos doados, a Articulação do Têmporo Mandibular, que tem a finalidade de abordar as estruturas anatômicas da articulação têmporo-mandibular e seus movimentos – abertura e fechamento, lateralidade e protrusão. É possível observar o movimento dos músculos, da região, do disco articular e seus ligamentos.

Há também a Audição, que complementa o estudo da anatomia do ouvido, com animações que mostram todo o aparelho auditivo, desde o ouvido externo até as partes do cérebro que interpretam o som.

Na Fonação I, o vídeo aborda a anatomia da musculatura extrínseca e intrínseca da laringe, biomecânica das cartilagens, a dinâmica da passagem de ar pela pregas vocais, inervações e sinapses da vocalização proposicional e emocional e articulação das vogais e consoantes na Língua Portuguesa. E os vídeos da Fonação II mostram as diferenças entre cartilagens, pregas vocais e fendas glóticas do homem e da mulher. Nele, há, ainda, a formação do som na prega vestibular.

Na parte de Emergências Médicas e Anatomia do Pescoço, há alguns tipos de intervenções médicas para complicações decorrentes de trauma, mostrando várias formas e ângulos da intubação, cricotiroideostomia, pneumotórax e drenagem torácica.

“Esses títulos, que foram doados, serão bastante úteis para pesquisa e trabalho dos associados e aproveito para agradecer ao Departamento de Telemedicina da FMUSP por contribuir para a difusão do conhecimento”, disse Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento.

A fonte pesquisada para redação desse artigo foi

http://www.projetohomemvirtual.org.br/videos/default.aspx


14/05/2020
Covid-19: Dicas e Cuidados para Enfrentar a Pandemia
11/05/2020
Equipe do LIM32 e do Grupo de Pesquisa em Zumbido do HCFMUSP descobrem mutação rara no gene DFNA58 que determina perda auditiva e zumbido em uma grande família brasileira.
09/04/2020
Para que nosso HC possa se manter forte no combate ao Covid-19, temos um convite para você
23/03/2020
Nota de falecimento
18/03/2020
Clarivate Analytics Libera Acesso a Informações sobre Coronavírus
17/03/2020
A EAR PARADE continua chamando a atenção da população sobre a importância da Audição
03/03/2020
dia 03 de março
03/03/2020
dia 03 de março
26/02/2020
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP.
Outras notícias