Quatro serviços de residências médicas em otorrinolaringologia, ligadas à FO recebem as melhores avaliações da ABORL-CCF
07/06/2010
O HCFMUSP, a Universidade Federal do Fundão do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal da Bahia receberam conceito A da ABORL-CCF, todas pertencentes à Fundação Otorrinolaringologia
O evento teve a participação Anne Beiter, audiologista e diretora clínica da Cochlear e Prof. Dr. Jon Shallop, professor emérito de audiologia e consultor do Departamento de Otorrinolaringologia, da Clinica Mayo, do Mayo College of Medicine Rochester, MN and University Associate of University of Arizona Department of Speech, Language and Hearing Sciences, de Tucson, Arizona.

O evento foi aberto às 8hrs30min pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e, logo em seguida, iniciou a primeira palestra sobre Alterações do Espectro da Neuropatia Auditiva e as Opções de Reabilitação, pelo Prof. Jon Shallop. Os outros temas do primeiro dia foram: Programação do Processador de Fala do Implante Coclear em Crianças e Adultos com Neuropatia Auditiva, Programação do Processador de Fala do Implante Coclear em Neuropatia Auditiva, Eletrofisiologia e Implante Coclear – Aspectos Pré-operatórios e, para finalizar o dia, houve uma mesa redonda com indicações controversas e discussão de casos.

“Os temas foram voltados a otologistas, fonoaudiólogos, audiologistas, psicólogos e profissionais de saúde vindos de várias partes do Brasil e os debates das mesas redondas que aconteceram tanto no primeiro quanto no segundo dia tiveram o intuito de esclarecer as dúvidas que vão aparecendo nos consultórios, nos grupos de implante coclear do Brasil inteiro sobre os casos que chegam para cada um”, disse Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento.

Da mesa redonda, participaram Prof. Dr. Ricardo Bento, Dra. Anne Beiter, Prof. Dr. Jon Shallop e a fonoaudióloga, doutora especialista em implante coclear, Ana Cláudia Martinho. Durante a mesa redonda, foram discutidas as indicações de casos difíceis.

No segundo dia, os temas foram Audição Binaural: Quando Escolher Entre Audição Bimodal e Implante Bilateral, Eletrofisiologia e Implante Coclear, Aspectos Pós-implante, Resultados dos Implantes Bilaterais e Aspectos Específicos da Programação, Dicas Para a Programação de Adultos e Crianças com Implantes Bilaterais Simultâneos e Seqüenciais, Programação em Casos Difíceis, Apresentação de Casos de Cócleas Mal-formadas, Otoesclerose e Inovações Tecnológicas.

Após o almoço, Carolina Abdala, fonoaudióloga e Diretora Clínica da Cochlear Corporation para a América Latina, falou sobre as Inovações Tecnológicas nos Implantes Auditivos. Para finalizar a Jornada, aconteceu mais uma mesa redonda. Participaram os Prof. Drs. Rubens Brito Neto e Domingos Lamônica, otorrinolaringologista, chefe do Grupo de Implante Coclear de Bauru e Dra. Beatriz Novaes, Professora titular de Fonoaudiologia da PUC de São Paulo. O tema foi conduzindo casos difíceis.

“O intuito desses encontros é sempre a troca de experiências positivas para ambas as partes. Tanto a dos palestrantes, convidados, como a dos participantes e do Grupo de Implante Coclear do HCFMUSP. E, sem dúvida, o resultado foi excelente para todos”, disse Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji, diretor do Grupo de Implante Coclear.

Anne Beiter, por sua vez, ficou bastante impressionada com os questionamentos dos participantes. “As perguntas foram de um nível bastante alto. Não difere em nada das dúvidas que ouvimos durante as palestras que ministramos nos EUA e Europa. Que surpresa agradável!”, comentou a oradora. E o Prof. Dr. Jon Shallop concluiu: “É um aprendizado mútuo. Aprendemos com as perguntas – quantos profissionais competentes e carinhosos existem no Brasil! – e os participantes aprendem conosco”.


20/01/2020
Residentes da Turma de 2019 Recebem o Certificado!
13/01/2020
Nota de Falecimento
13/01/2020
A Disciplina de Orl da Fmusp Agradece o Magnifico Trabalho Desenvolvido Durante Todo o Ano de 2019!
17/12/2019
Conferência Magna com Palestrante Internacional Encerra o Ano Letivo da Disciplina de Otorrinolaringologia
10/12/2019
6º Curso de Dissecção do Osso Temporal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
09/12/2019
Vídeo - 75 anos do Hospital das Clínicas da FMUSP
09/12/2019
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP.
09/12/2019
Dia 9 de dezembro Dia do Fonoaudiologista
09/12/2019
II Confraria de Zumbido
Outras notícias