Otorrinolaringologistas brasileiros marcam presença na Reunião Anual do Collegium ORL Amicitiae Sacrum
08/09/2010
A mais importante e influente sociedade científica da Otorrinolaringologia Internacional, o Collegium ORL Amicitiae Sacrum (CORLAS), reuniu-se no final do mês de agosto em Budapeste - Hungria para a sua 80ª edição.


Veja a Galeria de Imagens
Os professores Ricardo Bento, Chairman do Grupo Brasileiro, Marcelo Miguel Hueb e Sady Selaimen da Costa marcaram presença no evento orgulhosamente representando a otorrinolaringologia brasileira na elaborada agenda científica e cultural deste prestigiado encontro apresentando seus trabalhos relacionados aos aparelhos auditivos totalmente implantáveis, acessos transeptais à hipófise e patogênese das otites crônicas respectivamente.

Na oportunidade, em jantar restrito aos membros da Sociedade, os colegas Marcelo Miguel Hueb e Sady Selaimen da Costa foram oficialmente apresentados ao grande grupo como os mais novos representantes brasileiros aceitos a fazer parte desta seleta associação. Na ocasião, nossos dois colegas puderam expressar aos seus novos pares toda a sua satisfação e orgulho por juntarem-se a esta grande rede acadêmica sem fronteiras. Também na mesma oportunidade, o Prof. Ricardo Ferreira Bento foi efusivamente saudado pelo Prof. René Dauman (Secretário Geral do CORLAS) como exemplo de amizade e apoio às iniciativas da Sociedade sendo encarregado de levar, a todos os otorrinolaringologistas brasileiros, os cumprimentos internacionais pela grandiosidade e pleno êxito do Congresso Mundial de 2009 realizado em nosso país.

Importante salientar que o ingresso ao Collegium é feito exclusivamente através da indicação dos novos candidatos pelos seus representantes nacionais após uma análise minuciosa da sua bagagem científica por um comitê independente e internacional. Neste processo, o Collegium aceita até 10 membros de cada país e, para tal, o postulante deve ter menos de 50 anos de idade e, como mencionado, demonstrar reconhecida capacidade técnico-científica. Até hoje somente 5 colegas brasileiros ingressaram no CORLAS. Além dos já citados, são membros honorários os Profs. Pedro Luís Mangabeira Albernaz e Maurício Malavasi Ganança.

O CORLAS foi fundado em oito de outubro de 1926 em Groningen na Holanda por dois reconhecidos cientistas ( C.E.Benjamin e A.de Kleyn) que, logo após aos horrores da primeira grande guerra, perceberam que o intercâmbio de informações médicas e a disseminação de conhecimentos científicos são missões superlativas e que transcendem a sectarismos político e furores nacionalistas.

Desde então, a caravana do CORLAS se reúne anualmente em diferentes países congregando pesquisadores e clínicos de destaque dos cinco continentes. Entre seus membros são encontrados expoentes antigos e atuais da otorrinolaringologia global que, com o seu trabalho, ajudaram na construção da nossa especialidade. Entre eles, o mais proeminente, Prof. George Von Bèsésy, que com seus estudos da função auditiva, mais particularmente na descrição das ondas viajantes cocleares, recebeu o prêmio Nobel em Fisiologia - Medicina em 1961.

Mais informações deste encontro e sobre o Collegium poderão ser acessadas através do site www.corlas.org


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias