Segunda edição do livro Condutas Práticas em Otologia já está à venda
02/04/2012
Escrito pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, com a colaboração do Prof. Dr. Rubens Brito, Robison Koji Tsuji, Mariana Hausen Pinna e Anna Carolina Fonseca
Encontra-se à venda a segunda edição do livro Condutas Práticas em Otologia, escrito pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, com a colaboração dos otorrinolaringologistas Anna Carolina Fonseca, Mariana Hausen Pinna, Robinson Koji Tsuji e Rubens Brito, Mara Gandara e da fonoaudióloga Isabela Jardim.

"São 242 páginas dividas em capítulos que, de forma topográfica, abordam as doenças mais comuns da orelha externa, média e interna e voltadas a profissionais que atuam na área da Saúde, sejam eles, médicos de algumas especializações como pediatras, por exemplo, e fonoaudiólogos", diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, o idealizador do livro.

O primeiro livro, Condutas em Otologia, o primeiro livro cuja edição está esgotada sintetiza a sistemática de diagnóstico e tratamento das doenças da orelha. O novo livro foi feito para a cabeceira do especialista - ou do clínico geral ou pediatra - que se vê frente às doenças otológicas. "Os capítulos foram divididos propositalmente onde são abordadas as doenças mais comuns da orelha externa, média e interna. E, dentro de cada capítulo, são abordados a definição, etiologia, critérios de inclusão, diagnóstico diferencial, história, exame físico, exames complementares, tratamento e instruções do paciente", continua o professor.

Na segunda parte do livro, o leitor encontra as principais cirurgias otológicas e são descritas as indicações, contraindicações, exames e cuidados pré-operatórios, etapas da cirurgia, cuidados pós-operatórios e complicações.

Experiência relatada no livro

A bagagem de toda a equipe que escreve o livro somada a de gerações de docentes e especialistas de expressão nacional junto com aqueles que trabalharam, anonimamente, pelos milhões de pacientes tratados nesse século encontra-se no resultado do livro, bastante didático e informativo.

"A Medicina, como sabemos, não é uma ciência exata e para o tratamento de cada paciente é necessário o bom senso. Frente a nossos doentes, na prática dessa profissão maravilhosa que escolhemos sempre haverá margem para o raciocínio clínico e ao senso médico por nós desenvolvido mesmo com todos os equipamentos de diagnóstico e tratamento. O livro traz as táticas de diagnóstico e tratamento de nossa equipe, a experiência coletiva do nosso serviço baseada em evidências e sugeridas como conduta padrão. Um livro que vai auxiliar a muitos. Temos certeza disso", finaliza ele.

A segunda edição de Condutas Práticas em Otologia está à venda na sede da Fundação Otorrinolaringologia - Rua Teodoro Sampaio, 483, Pinheiros -, através do site da FORL -www.forl.org.br - e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 11 3068-9855.


20/01/2020
Residentes da Turma de 2019 Recebem o Certificado!
13/01/2020
Nota de Falecimento
13/01/2020
A Disciplina de Orl da Fmusp Agradece o Magnifico Trabalho Desenvolvido Durante Todo o Ano de 2019!
17/12/2019
Conferência Magna com Palestrante Internacional Encerra o Ano Letivo da Disciplina de Otorrinolaringologia
10/12/2019
6º Curso de Dissecção do Osso Temporal na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
09/12/2019
Vídeo - 75 anos do Hospital das Clínicas da FMUSP
09/12/2019
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP.
09/12/2019
Dia 9 de dezembro Dia do Fonoaudiologista
09/12/2019
II Confraria de Zumbido
Outras notícias