Exames e informações na SEMANA DA VOZ - 16 a 20 de abril de 2012
04/04/2012
Dia 16 de abril - Dia Mundial da Voz
Durante a Semana da Voz (16 a 20 de abril), uma equipe de otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos estará no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, das 8 horas as 13 horas, para informar a população sobre os cuidados com a voz e prevenção do câncer de laringe. Exames de laringoscopia, para visualização das pregas vocais, serão realizados nos pacientes roucos.

AS VAGAS PARA EXAME SÃO LIMITADAS!!!!!!!!

No dia 16 de abril de 2012, comemora-se o DIA MUNDIAL DA VOZ. A data foi criada em 2003 pela Associação Brasileira de Laringologia e Voz com o objetivo de conscientizar a população quanto aos cuidados com a saúde vocal.

Este ano, o tema da campanha é a prevenção e o diagnóstico de câncer de laringe. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que 6110 novos casos de câncer de laringe serão diagnosticado no Brasil durante o ano de 2012.

O câncer de laringe promove em torno de 3500 mortes por ano no Brasil, sendo a grande maioria das vítimas homens. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de incidência deste tipo de tumor, perdendo apenas para a Espanha.

O principal fator de risco para câncer de laringe é o tabagismo. Alguns estudos mostram que a pessoa que fuma, dependendo da quantidade, tem um risco 5 a 35 vezes maior de desenvolver um câncer de laringe quando comparado com a pessoa que não fuma.

Outro fator de risco importante é a ingestão de bebidas alcoólicas. O álcool atua como promotor ao desenvolvimento do tumor. Um dado importante é que o álcool potencializa o efeito do cigarro, ou seja, a pessoa que fuma e ingere bebidas alcoólicas tem uma chance combinada muito maior desenvolver um câncer de laringe do que a soma dos fatores de riscos individuais.

O sintoma inicial do câncer de laringe é a rouquidão persistente e sem causa aparente. Esta rouquidão é diferente daquela causada pelo resfriado comum ou da gripe diferente também daquela causada após um esforço vocal. Ela não vem acompanhada de febre, escorrimento nasal, é progressiva, ou seja, piora com o tempo e persistente , diferente de outras causa.

Outros sintomas são: dor ao engolir, dor de garganta, sensação de alguma coisa parada na garganta. Nas lesões avançadas, o paciente pode ter dificuldade para engolir e falta de ar.

O grande desafio da campanha deste ano é conscientizar a população a procurar um médico especialista nos casos de rouquidão que não passa. Como muitas vezes a rouquidão é o único sintoma, ou seja, o paciente não se sente mal, não emagrece, não tem dor, ele não dá a devida importância a sua queixa e posterga a procura ao médico. Quando diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 90 a 95%.

O tratamento depende da localização e do tamanho do tumor. O paciente pode ser submetido a cirurgia e/ou radioterapia. Em alguns casos associa-se a quimioterapia.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP apoia a campanha promovida pela Associação Brasileira de Laringologia e Voz e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Na Semana da Voz (16 a 20 de abril) das 8h as 13 horas, no Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas, uma equipe formada por otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos estará a postos para informar a população sobre os cuidados com a voz e prevenção do câncer de laringe. Exames para visualização da laringe serão realizados nos pacientes com rouquidão.

Conheça outras ações da Campanha da Voz no Brasil inteiro.
Acesse www.ablv.com.br


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias