97º Curso de Dissecção do Osso Temporal aconteceu no HC-FMUSP entre os dias 19 a22 de junho 2012
26/06/2012
Organizado pelos Profs. Drs. Robinson Koji Tsuji e Dra. Mariana Hausen Pinna, com supervisão do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e colaboração do Prof. Dr. Rubens Vuono de Brito Neto no Laboratório de Habilidades Cirúrgicas em ORL do HC-FMUSP


Veja a Galeria de Imagens
Com aulas do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, o 97º Curso de Dissecção do Osso Temporal no Laboratório de Habilidades Cirúrgicas em Otorrinolaringologia do HC-FMUSP. "Esse é um curso que se tornou tradicional no HC-FMUSP e envolve toda a equipe. Não só os professores que organizam e colaboram, como também monitores que auxiliam os participantes", diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento.Mais de 1.500 médicos já passaram por eles e mais de 130 edições aconteceram no Brasil e no mundo.

Regularmente acontece em São Paulo e Salvador (na UFB), já foi realizado em 22 países entre eles USA, Espanha, Portugal, Argentina, Chile, Índia, China, Rússia, Colômbia, Peru, Austrália, França, Itália, Escócia, México, Canadá, Nova Zelândia, Grécia, Bolívia e Paraguai, Suécia e Finlândia.

Por estes países, já passaram 1.615 participantes sendo o maior curso de dissecção já realizado no mundo pelo mesmo professor.

Ministrado em quatro dias, o 97º Curso de Dissecção do Osso Temporal teve uma programação intensa. No primeiro dia, de manhã, houve entrega de material aos participantes, preparação de peças, aula sobre utilização dos materiais de dissecção, apresentação do material cirúrgico, retirada do osso temporal do cadáver, identificação das estruturas externas do osso temporal e antrotomia. À tarde, aticotomia, identificação do saco linfático e golfo da jugular. "Os participantes, separados em duplas, aprendem técnicas cirúrgicas e estudam anatomia repetindo os procedimentos que faço em peças que recebem nas aulas", continua o professor.

Na quarta-feira, a programação foi a seguinte: timpanotomia posterior, identificação do nervo facial, ossiculoplastia, exploração do meato acústico externo, derrubada da parede posteriordo meato e exploração da cavidade timpânica. Na quinta-feira, a grade teórica e prática contou com aulas de canais semicirculares, labirintectomia, acesso ao conduto auditivo interno, cóclea, carótida, relação carótida/jugular. E, na sexta-feira, os participantes conheceram a evolução de acesso via fossa média e tiveram o dia livre para dissecção. "O importante desse curso, além do conhecimento das técnicas e da anatomia da orelha, está na participação de todos com perguntas livres durante todo o curso. A cada curso feito, o interesse aumenta", comentou Prof. Ricardo.

Relação de Participantes:
Alexandre César Martins Fonseca
Alonço da Cunha Viana Junior
Alyson Patricio Melo
Anderson Patricio Melo
Bruno Leonardo Freire De Alencar
Camila Izaac Alfredo
Chenia Moreira Blessmann Garcia
Deborah Franco Abrahão
Douglas Jósimo Silva Ribeiro
Geraldo Cesar Alves
Hugo Vinicius Vasselai
Humberto Camara Pimenta Soares
Márcia Soares Torres
Neilor Fanckin Bueno Mendes
Rafael Pontes Ribeiro
Rodrigo Prestes dos Reis

Haverá outro curso de dissecção do osso temporal no HC-FMUSP em dezembro de 2012. Com uma novidade: A VOLTA DO SISTEMA EM 3D !!! OS PARTICIPANTES TERÃO TODAS AS IMAGENS DA DISSECÇÃO EM 3D REAL !!!! NÃO PERCAM !!! ÚNICO NO MUNDO!

Próximos cursos
2012:
98º. Curso - Dezembro 4 a 7

2013:
99º. Curso -5 a 8 de março
100º. CURSO - 18 a 21 de junho ( 100º. CURSO !!!!!! HAVERÁ UMA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL COM COMEMORAÇÃO !!!!!)
101º. Curso - 3 a 6 de dezembro

Inscrevam-se o mais rápido possível, normalmente as vagas se esgotam para o ano todo !


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias