A Nasofibrolaringoscopia é um exame médico cujo principal objetivo é diagnosticar doenças da mucosa nasal, faringe e laringe. Ele é considerado um procedimento corriqueiro na área de otorrinolaringologia. Consiste na introdução de um conjunto de fibras ópticas flexíveis protegidas por material sintético com 3.2 mm de diâmetro, através do qual se visualiza a anatomia das fossas nasais e garganta.
Como é realizado?
A nasofibrolaringoscopia pode ser realizada com anestesia tópica ou não. Quando necessária, é realizada por “sprays” de anestésicos alguns minutos antes do início do exame. Ela é opcional uma vez que o exame é muito bem tolerado pelos pacientes.
O exame inicia-se pela introdução do aparelho por uma das narinas, permitindo a visualização detalhada da mucosa nasal, septo nasal, região do meato médio, recesso esfenoetmoidal, rinofaringe, orofaringe e toda a laringe.
Em algumas situações, como exames detalhado de voz ou necessidade de procedimentos nasais, pode-se lançar mão da endoscopia com fibroscópios rígidos de laringe ou nariz. Sua desvantagem é serem um pouco mais desconfortáveis, contudo permitem uma imagem de melhor qualidade.
Quando deve ser realizado?
As indicações da nasofibrolaringoscopia são várias. De uma forma geral pode ser realizada em pacientes com qualquer doença inflamatória e/ou obstrutiva nasal (rinites, rinossinsutes, poilipose nasal, tumores, etc.), da laringe e ou nos distúrbios da voz.
Dr. Fabio de Rezende Pinna