Logo Header



Mais Uma Inovação no Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da USP


Dia 30 de janeiro mais uma inovação no Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da USP. O Professor Ricardo Bento, Professor Titular de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP, realizou as tres primeiras cirurgias do aparelho de audição implantável Maxum no Brasil.

O aparelho auditivo Maxum fabricado nos Estados Unidos pela Ototronix e já em uso aprovado pelo FDA, tem melhorado a qualidade da audição de centenas de pacientes que não se adaptam bem com aparelho de audição convencional.

Está indicado para perda auditiva neurossensorial pacientes com orelha média normal.

Chefiando a equipe de fonoaudiologia está a Fonoaudióloga Isabela Jardim, do Centro de Audiologia da Fundação Otorrinolaringologia e do Hospital das Clínicas da FMUSP. A atuação do Fonoaudiólogo no processo é fundamental, na indicação precisa do paciente que é candidato, no processo de moldagem do aparelho transdutor intracanal e no seguimento e adaptação e programação do aparelho após implantado. Isabela, realizou treinamento no Texas sobre o todo o processo.

O Professor Ricardo participou das pesquisas desse aparelho nos Estados Unidos e está realizando a pesquisa agora no Brasil aprovada pelo Ministério da Saúde (CONEP) e do Comitê de ética do HCFMUSP.

O aparelho é invisível e a cirurgia é de baixa complexidade podendo ser feita com anestesia local, ambulatorialmente. é implantada uma pequena bobina na bigorna do paciente e é moldado um pequeno aparelho magnético no canal do ouvido.

Assim que for aprovado pela ANVISA começarão os treinamentos para outros médicos brasileiros.