O ambulatório da Disciplina de Otorrinolaringologia situa-se no 6o. andar/sala 6 do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas (PAMB) da FMUSP situado na Av Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, Cerqueira César, São Paulo – SP, CEP: 05403-000.
Diariamente centenas de pacientes com diversas patologias otorrinolaringológicas são atendidos por médicos assistentes, pós-graduandos, residentes e fellows da Clínica Otorrinolaringológica.
O ambulatório da clínica otorrinolaringológica divide-se, basicamente, em dois: o ambulatório geral e ambulatórios específicos, os quais descrevemos adiante.
No ambulatório geral são realizados atendimentos de triagens a pacientes com qualquer patologia otorrinolaringológica. Corresponde a um ambulatório convencional clínico geral de otorrinolaringologia e representa o acesso principal ao sistema de atendimento no nosso ambulatório HCFMUSP. Todos os médicos e profissionais correlatos estão habilitados ao atendimento de qualquer patologia na área de otorrinolaringologia.
A marcação de primeiras consultas (triagens) é realizada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, através de sua rede CROSS. Após a disponibilização das vagas, todo gerenciamento das vagas disponibilizadas é realizado por esse setor na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Não existem contatos telefônicos diretos no ambulatório para marcação de novas consultas ou retornos.
Os pacientes já em seguimento no serviço de otorrinolaringologia, agora dispõem da possibilidade de solicitar a remarcação de suas consultas diretamente no PORTAL DO PACIENTE HC (por um período de até 6 meses após a data agendada). Outra possibilidade é o reagendamento presencial.
Os ambulatórios específicos atendem os pacientes com determinado tipo de patologia. Recebem pacientes previamente triados e referenciados pelo ambulatório geral. Entre eles destacamos: estomatologia, paralisia facial periférica, implante coclear, ronco e apnéia do sono, otoneurologia, rinite alérgica, zumbido, AIDS, cirurgia plástica, disfagia, granulomatoses nasais, fibrose cística, síndrome de Down.
Durante a semana também são realizadas as reuniões gerais das diversas subespecialidades da otorrinolaringologia (orelha & base de crânio, otoneurologia, nariz & seios paranasais, boca & faringe e voz). Todos os casos são discutidos sob supervisão de um médico assistente responsável e condutas cirúrgicas ou clínicas são orientadas a partir dos mesmos. As reuniões de grupos são ambulatórios de extremo caráter didático para residentes e pós-graduandos.
Contamos ainda no nosso ambulatório com as ligas de prevenção à surdez e de rinite onde pacientes portadores destas patologias são avaliados por um assistente responsável acompanhados pelos alunos da graduação em medicina da faculdade de Medicina da USP.
Vários exames são realizados diariamente em ambiente ambulatorial:
- fibroscopia rígida e flexível de nariz e laringe
- estroboscopia
- laboratório de voz
- audiometria tonal
- audiometria vocal
- imitanciometria
- emissões otoacústicas
- audiometria de campo
- audiometria de tronco cerebral (BERA)
- eletrococleografia
- eletronistagmografia
- videonistagmografia
- acufenometria
- processamento auditivo central
- eletromiografia de laringe
- endoscopia de contato nasal
- rinomanometria.
Atualmente o ambulatório está sob a supervisão do Dr. Ítalo Roberto Torres de Medeiros, médico assistente da clínica otorrinolaringológica.
O e-mail do ambulatório para quaisquer esclarecimentos é o amb.otorrino@hcnet.usp.br