CURSO DE REABILITADORES DE PACIENTES USUÁRIOS DE IC: SUCESSO ABSOLUTO!
15/10/2014
Com fonoaudiólogos vindos de Araguaína, TO, a Florianópolis, SC, o XI Curso de Reabilitadores de Pacientes Usuários de Implante Coclear realizado pela Fundação Otorrinolaringologia nos dias 3 e 4 de outubro foi sucesso absoluto, com vagas esgotadas.


Veja a Galeria de Imagens
Os temas - que versaram entre Deficiência Auditiva e Desenvolvimento de Habilidades Auditivas e Linguísticas a Música e Implante Coclear - tiveram aprovação absoluta de todos os participantes que, no último dia, participaram do III Encontro da Equipe de Implantes do HC-FMUSP com Pais de Crianças com Surdez.

Auditório da Fundação Otorrinolaringologia lotado e fonoaudiólogos vindos de várias partes do Brasil participaram do XI Curso de Reabilitadores de Pacientes Usuários de Implante Coclear do Hospital das Clínicas de São Paulo, que aconteceu nos dias 3 e 4 de outubro. "É um prazer recebê-los e dividirmos nossas experiências. O nosso agradecimento à participação de todos e aos nossos palestrantes que nos darão aulas para que consigamos auxiliar cada vez mais os nossos pacientes", disse a fonoaudióloga Valéria Goffi-Gomez, na abertura do evento, cuja coordenação foi do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento e organização do Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji.
As aulas apresentadas foram Deficiência Auditiva e Desenvolvimento de Habilidades Auditivas e Linguísticas, por Ana Cláudia Martinho, Reabilitação, Planejamento e Metas Terapêuticas, por Maria Inês Couto, Fonoaudiologia e Escola. A Parceria Entre a Reabilitadora e a Professora, por Gisela Formigoni, Espaço Escuta Espaço da Família, O que Aprendemos no Trabalho com Elas, por Cristina Ornelas Peralta, Brinquedos e Brincadeiras - A Família e a Fono Brincando Juntos, por Juliana Pras Leme, Música e Implante Coclear, por Nalia Frederigue, A Reabilitação de Pacientes Adultos, por Brasilia Maria Chiari, A Importância do Treinamento e/ou do Apoio da Leitura Oro-facial, por Alexandra Dezani, A Voz e a Fala do Deficiente Auditivo - O que é Alcançado pela Feedback Auditivo e o Que Deve Ser Ajustado com a Reabilitação, por Marisa Ubrig, Verificação e Identificação de Problemas, Manutenção e Cuidados, por Paola Samuel, Programação do Processador de Fala e Implicações no Processo Terapêutico, por Valéria Goffi, e Oficina Phonak de Sistema FM, por Talita Sunaitis Donini

Encontro de pais para a parte prática do curso
Na parte da tarde do sábado, o Grupo de Implantes do HC-FMUSP convocou pais de implantados para participarem do IV Encontro da Equipe de Implantes do HC-FMUSP com Pais de Crianças com Surdez. "Tivemos essa ideia para demonstrarmos aos reabilitadores a parte prática do conteúdo do curso. Os pais sempre colocam suas dúvidas e enriquecem o trabalho de todos", continuou Valéria Goffi. A abertura foi dada pela fonoaudióloga Anna Maria Jensen, contando com muitos anos de prática na orientação a pais de crianças com deficiência auditiva, que hoje já são profissionais e eles próprios, pais de família. Em seguida, aconteceu a palestra da psicóloga do grupo, Heloísa Romeiro Nasralla, com o tema A Família da Criança/Adolescente no Processo Pré e Pós Cirurgia.
Bruno de Magalhães, fonoaudiólogo do Hospital da Universidade de Brasília, gostou muito dessa união. "Os temas foram bem distribuídos e muito esclarecedores. O acolhimento de todo grupo é muito bom e participar dessa troca de experiências no final foi bastante enriquecedor. Para um próximo curso, eu gostaria de levar mais material didático para Brasília", disse ele.
Suelen Correia Santana, estudante de fonoaudiologia da UNIFESP, concordou com o participante de Brasília. "Temas bem escolhidos e a união da fonoterapia com a escola só reverterá no sucesso do paciente. As pesquisas apresentadas foram ótimas e nos auxilia em como realizar o processo terapêutico de modo eficaz", comentou.
Já Valéria Estevan Cocchi, mãe de Rafael, implantado com 3 anos e meio de idade, disse que faz o possível para participar de todos os eventos relacionados com o assunto para ter conhecimento de como estimular seu filho de maneira correta. "Procuro me envolver com todos os profissionais porque tenho muitas dúvidas e, muitas vezes, não sei como fazer. Ser orientada por quem entende é essencial, Dá mais segurança, amparo, sinto-me fortalecida", disse.
Larissa Velloso, mãe de Artur Castro, de 6 anos, afirmou que encontros como esse são excelentes para fortalecer os pais. "Meu filho está com evolução muito boa. Canta com ritmo. E só tem seis anos. O encontro propicia troca de experiências e é muito enriquecedor. Aprendi demais e é muito importante que se repitam. Todos se integram e se ajudam", finalizou.
O XI Curso de Reabilitadores de Pacientes Usuários de Implante Coclear do Hospital das Clínicas de São Paulo teve como participantes: Aline Lopes, Belo Horizonte, BH, Aline Almeida, São Paulo, SP, Aline Bispo, São Paulo, SP, Amanda Barreiros, São Paulo, SP, Amélia Portugal, Goiânia, GO, Ana Cláudia Rocha, São Paulo, SP, Ana Paula Pacheco, Guarulhos, SP, Ana Paula Baeta, São Paulo, SP, Bianca Palandi, São José dos Campos, SP, Bruno de Magalhães, Brasília, DF, Cláudia Regina Manzoni, São Paulo, SP, Clissa Neri Daniel, São Paulo, SP, Daniela Maltoa Medved, Brasília, DF, Débora de Oliveira, Guarulhos, SP, Débora Moreira, São Paulo, SP, Denise Fernandes, Campinas, SP, Etiany Zufi, Santo André, SP, Fernanda Afonso, Goiânia, GO, Flavia Funayama, São Paulo, SP, Giane de Andrade, Goiânia, GO, Graziela Pessuto, São Paulo, SP, Helenice Borges, Belo Horizonte, MG, Heloísa Benites, Jardim, MS, Jacqueline Pereira, Campinas, SP, Josiane Santos, Belo Horizonte, MG, Juliana Reis, Salvador, BA, Juliana Noleto, Araguaína, TO, Ketley Linhares da Silva, Osasco, SP, Larissa Chaves, Goiânia, GO, Luciana Verzoni, São Paulo, Zacharias, Santo André, SP, Márcia Vieira, São Paulo, SP, Maria Helena Mokwa, Valinhos, SP, Maria Paula Roberto, São Paulo, SP, Millena Martonie, Ribeirão Pires, SP, Monica Nascimento, São Paulo, SP, Odete Giusti, Florianópolis, SC, Olivia, Zanetti, São José dos Campos, SP, Patricia Liberman, São Paulo, SP, Rachel Alves, Maceió, AL, Rita Maria Zufi, Santo André, SP, Rosangela Jeroniymo, Caçador, SC, Samara Bragagnolo, São Paulo, SP, Shirley Magali da Silva, São Paulo, SP, Sonia Maria Iervolino, São Paulo, SP, Suelen Santana, Guarulhos, SP, Tassiana Venâncio, Itatiba, SP, Tatiana Teixeira, São Paulo, SP, Tatiana de Medeiros, Brasília, DF, Tatiana Helena Pinto, Pindamonhangaba, SP e Viviane Oliveira, Goiânia, GO.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias