Morre o criador da Estapedectomia, Dr. John Shea
12/02/2015
Faleceu em casa de doença respiratória
Dr. John Joseph Shea, Jr., morreu em casa de doença respiratória no domingo, 8 de fevereiro, 2015, cercado por sua família. Ele e sua mulher, Lynda Mead Shea, comemoraram recentemente o seu 50º aniversário de casamento. Ele nasceu em Memphis em 4 de Setembro de 1924, o terceiro de seis filhos, com o Dr. John Joseph Shea Sr. e Catharine Flanagan Shea. Graduou-se Christian Brothers High School e da frequentou a Universidade de Notre Dame. Ele foi aceito na em Harvard Medical School aos 19 anos e completou sua formação no Massachusetts Eye and Ear Infirmary em Boston. Em uma carreira médica, que durou mais de 60 anos, Shea revolucionou o tratamento da surdez, restaurado a audição de dezenas de milhares de pacientes.
Dr. Shea tinha grande reverência por seu pai, um eminente otorrinolaringologista. Ele seguiu seu pai em medicina, mas estreitou seu foco para otologia - o estudo da orelha. Em 1954, Shea foi para Viena e estudou manuscritos escritos em alemão no século 19 sobre a otosclerose, uma doença que provoca enrijecimento progressivo do estribo, o pequeno osso estribo no ouvido médio, e resulta em perda auditiva. Enquanto em Viena, Shea desenvolveu a idéia para um estribo artificial, que ele usou para substituir o doente, em um procedimento que chamou de "estapedectomia". Ao retornar aos Estados Unidos, ele contou com a ajuda de um jovem engenheiro e projetou primeiro a primeira prótese de estribo. Shea realizou a primeira estapedectomia em uma mulher com otosclerose maio de 1956. A operação foi um sucesso e a mulher recuperou a sua audição. Outros seguiram. Shea apresentou seus resultados para a comunidade médica cética, e foi inicialmente criticado como imprudente e perigoso. O procedimento passou a ser encarado como o tratamento cirúrgico definitivo para a otosclerose. Ele agora é realizado e ensinado em todo o mundo. Shea continuou a inovar em otologia para o resto de sua carreira. Quando Shea se aposentou em 2011, ele havia operado em mais de 50.000 pacientes. Realizações de Shea, prêmios e homenagens são muito numerosas para listar. Entre eles estão a recepção no Royal Society of Medicine (Inglaterra) em 1959. Em setembro de 1962, ele estava na capa da Life Magazine como um dos "The Take-Over Generation: Cem dos homens mais importantes e mulheres nos Estados Unidos ". Em 1967, mudou sua clínica para o Eye and Ear Hospital Memphis.
Antecipando-se a tendência para a cirurgia ambulatorial, Dr. Shea construiu a atual Shea Clinic em 1985. A Clínica Shea foi o primeiro centro cirúrgico ambulatorial licenciado no estado do Tennessee.
O amor de Dr. Shea para a medicina foi superado apenas pela sua generosidade e amor para sua família e igreja. Ele deixa sua esposa, Lynda Mead Shea e cinco filhos: Dr. John Joseph Shea III, Gwyn Rainer Shea Canarios (Mike), Dr. Paul Flanagan Shea (Jessica), Susanna Mead Shea, e Peter Ryan Shea, sete netos, Avery Huffman (Tim), John J. Shea IV, Matthew Shea, Rainer Shea, Emily Shea, Gwyn Fisher, e Phillip Allan Fisher IV (Penelope), e três bisnetos, Anna, Jackson, e Sophia Huffman.
Dr. Shea, um católico devoto, será lembrado por dezenas de milhares de pacientes cujas vidas ele tocou. Suas contribuições para a otologia e tratamento da surdez sobreviver ele. Ele era uma força da natureza, um pioneiro na medicina, um marido amado, pai e homem de família.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias