Primeira Faringoplastia Lateral nos EUA
21/06/2006
Foi orientada pelo Dr. Michel Cahali
De 05 a 07 de junho aconteceu em Chicago, Illinois, EUA, o II Simpósio Internacional sobre Cirurgia, Sono e Respiração, dirigido pelos Drs. Tucker Woodson e Michael Friedman. O evento reuniu 140 especialistas em cirurgia e clínica do sono de diversos países. Três brasileiros assistiram ao simpósio: o Dr. José Antônio Pinto, o Dr. Luiz Carlos Gregório e o Dr. Michel Burihan Cahali.

Michel Cahali apresentou, em sessão plenária, a técnica da Faringoplastia Lateral para tratamento do ronco e da síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono. A cirurgia despertou grande interesse na platéia, gerando perguntas e comentários dos colegas Tod Huntley (EUA), Edward Weaver (EUA), Tucker Woodson (EUA) e Sam Robinson (Austrália). A Faringoplastia Lateral foi desenvolvida no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, constituindo a tese de doutoramento do Dr. Cahali.

A organização internacional Cochrane Collaboration, especializada em revisões sistemáticas da literatura para formular recomendações em Medicina Baseada em Evidências revisou, em 2005, os mais de três mil trabalhos já publicados internacionalmente sobre cirurgia para ronco e apnéia do sono. Destes 3000 trabalhos, a Cochrane selecionou somente oito estudos para serem incluídos na Cochrane Database of Systematic Reviews. O estudo sobre a Faringoplastia Lateral, publicado por Michel Cahali, Gilberto Formigoni, Eloísa Gebrim e Ivan Miziara na revista Sleep, é um destes oito estudos e o único do Hemisfério Sul selecionado.

Após o término do evento, a convite do Dr. Michael Friedman, diretor do Simpósio e editor da revista Operative Techniques in Otolaryngology - Head and Neck Surgery, Michel Cahali orientou o Dr. Friedman na realização, pela primeira vez nos EUA, da Faringoplastia Lateral com transformação do músculo constritor superior da faringe em um dilatador. O Dr. Friedman e sua equipe se mostraram satisfeitos com a técnica. A cirurgia foi realizada na cidade de Chicago, Illinois.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias