2º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia
06/11/2015
Na semana de 27 a 30 de Outubro de 2015, aconteceram os 02 primeiros módulos do 2º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia


Veja a Galeria de Imagens
Na semana de 27 a 30 de Outubro de 2015, aconteceram os 02 primeiros módulos do 2º Curso Avançado de Dissecção em Otorrinolaringologia, organizado pela Fundação Otorrinolaringologia, sob-responsabilidade do Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia do HCFMUSP.

Trata-se do único curso prático em cadáver fresco na América Latina, que proporciona a oportunidade dos participantes dissecarem individualmente peças não formalizadas, sendo totalmente Hands On.

Nos dias 27 e 28, aconteceu o Módulo I, de Cirurgia Nasossinusal Avançada, coordenada pelo Dr. Richard Voegels e Dr. Fábio Rezende Pinna. O módulo teve suas 16 vagas preenchidas após poucos dias da abertura das inscrições, e contou com participantes de todo Brasil, além de estrangeiros. Foram 02 dias intensos de muita teoria e prática, com o apoio de toda a equipe do HCFMUSP.

O Dr. Richard Voegels comenta que este curso fornece materiais de excelente qualidade, como as peças anatômicas importadas. "O participante poderá aprofundar sua exploração com a peça, realizando dissecção da órbita, acessos externos e permitindo desde o acesso a hipófise à parede lateral de senoide e a toda base anterior do crânio".

O Dr. José Willians de Freitas, de Teresina - PI, escolheu este curso, para uma reciclagem profissional e principalmente por ser focado em anatomia e prática cirúrgica. "É como se tivéssemos operando um paciente mesmo, uma situação totalmente real - o que me dá a oportunidade de atender melhor meus pacientes", declara.

Já nos dias 28,29 e 30, aconteceu o Mód II, de Cirurgias Otológicas e Neurotológias, coordenada pelo Prof. Ricardo F. Bento e pelo Dr. Rubens Brito Neto. Devido a grande carga horária, este módulo começou com uma introdução teórica no primeiro dia, e depois foram dois dias de pura prática com demonstrações de técnicas feitas por renomados cirurgiões.

"Trata-se de um curso essencial para quem pretende especializar-se em cirurgia otológica, um salto no treinamento cirúrgico, pois associa teoria e prática (hands on), o que traz uma experiência inigualável! Com certeza, um investimento para a vida toda" comenta o Prof. Ricardo F. Bento.

O Dr. Valmir Bom Braga - RJ comenta que a parte prática do curso foi muito realista e completa "Acredito que é muito importante sempre nos reciclarmos, e aprimoramos nosso conhecimento com médicos respeitados, como o Professor Ricardo Bento. Pois somos eternos aprendizes".

Na próxima semana, teremos o inicio dos Módulos de Plástica e Módulo de Ronco e Apneia. Ainda restam algumas vagas no módulo de Ronco e Apneia - inscrições pelo site: www.cirurgiaotorrino.com.br


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias