III Encontro de ORL Ocupacional
16/05/2006
09 e 10 de junho
AS DOENÇAS DO OUVIDO NARIZ E GARGANTA RELACIONADAS AO TRABALHO

Desde a antiguidade, as doenças relacionadas ao trabalho vêm sendo estudadas e as afecções otorrinolaringológicas vêm sendo cada vez mais observadas nos ambientes de trabalho.

Os poluentes e os irritantes do ambiente, extra e intradomiciliares, podem levar ao desencadeamento ou agravamento das doenças respiratórias.
Inalantes tóxicos podem causar lesões nasais, desde irritações sensoriais do nervo olfatório e trigêmio até perfurações septais.

Desordens auditivas podem ocorrer em trabalhadores de indústrias, expostos a ruídos e ou solventes, que excedem aos limites de tolerância, de acordo com a nossa legislação.

O comprometimento da laringe pode ocorrer nos profissionais que fazem do uso da voz o seu instrumento de trabalho, decorre muitas vezes, da má orientação quer pela falta de conhecimento da organização do trabalho ou agravados pelo tabagismo.

Atualmente todas as empresas,ou seja, todos os empregadores, através da coordenação e responsabilidade do médico do trabalho, tem a obrigatoriedade de elaborar e implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promover e preservar a saúde do conjunto dos seus trabalhadores e deve ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde.

Essa norma prevê a realização obrigatória dos exames médicos de seus funcionários na admissão, periodicamente, em alguma situação especial e na sua demissão.

O não cumprimento da legislação expõe a empresa à multa. Pior ainda é deixar seus funcionários desencadear ou agravar doenças, que levam a uma punição maior, risco de processos, indenizações, reintegrações de pessoal demitido com um custo muito maior.

O Otorrinolaringologista pode e deve atuar conjuntamente com o médico do trabalho e é da sua alçada o diagnóstico nosológico, diagnóstico diferencial e a informação da capacidade funcional daquele órgão, dos seus limites e riscos; sendo necessário um mínimo de conhecimento básico da legislação.

O Ministério do Trabalho e Previdência Social no Decreto nº 3048 de 06 de maio de 1999, relacionam os trabalhos que contém o risco químico, físico e biológico como agentes causadores de doenças.

As doenças do ouvido, nariz e garganta relacionadas ao trabalho são muitas e podem passar despercebidas; causam desconforto, comprometimento no desempenho do trabalho, diminuição da concentração e produtividade até ao aumento do absenteísmo.

A legislação prevê acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência no mercado através do Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004, abrindo, nesse caso, frente de trabalho para o deficiente auditivo.

Dentro dessa política de qualidade de vida, o otorrinolaringologista deve estar preparado para atender as necessidades do médico do trabalho, afim de contribuir no preparo destes profissionais a Fundação Otorrinolaringologia estará realizando o III Encontro de ORL Ocupacional dia 09 e 10 de junho de 2006.