Jantar em Homenagem ao Prof. Ossamu Butugan
09/06/2006
Em Comemoração aos seus 70 anos de Vida


Veja a Galeria de Imagens
No dia 05 de junho foi realizado jantar em homenagem ao Prof. Ossamu Butugan, que esta completando 70 anos de vida. O restaurante Dinho´s da alameda Santos em Sao Paulo foi pequeno para as cerca de 200 pessoas que compareceram para prestar homenagens ao mestre.

Ossamu Butugan, formado em 1965 pela Faculdade de Medicina da USP, terminou sua residência médica em 1967, tornando-se médico-preceptor da Clínica ORL do HC-FMUSP e tendo estagiado em Bordeaux no serviço do Prof. Michel Portmann.

Em 1970, doutorou-se pela FMUSP com a tese "Sobre a penetralidade da Doxiciclina e da eritromicina na mucosa sinusal humana de doentes com sinusite maxilar crônica", já desde essa época demonstrando seu interesse pelo estudo das doenças nasossinusais.
Sua tese de livre docência, realizada em 1972, intitulou-se "O eletrococleograma na doença de Menière". Este estudo demonstrou mais uma vez o pioneirismo de Butugan, um dos responsáveis pela introdução dos estudos eletrofisiológicos da audição no Brasil.

Querido pelos seus discípulos, pela sua grande capacidade e pelo modo respeitoso com que sempre tratou os pacientes e colegas, nos anos seguintes Butugan viria a se tornar dono de uma das maiores (senão a maior) casuísticas de nasoangiofibroma (tumor benigno nasal) no mundo.

Nos anos 80, foi um dos introdutores no país da técnica de tromboembolização pré-operatória nesses tumores.

A trajetória acadêmica de Butugan dentro da Faculdade de Medicina e da Universidade de São Paulo é digna de exemplo. Publicou inúmeros trabalhos científicos, alguns deles em revistas internacionais de enorme prestígio, como o Laryngoscope. Orientou um sem-número de pós-graduandos, a todos ensinando os primeiros passos na carreira e metodologia científica.

Dono de ética a toda prova, sempre disposto a ajudar seus pares, Ossamu Butugan é um nome que só engrandece a Disciplina de Otorrinolaringologia da FMUSP e o Hospital das Clínicas, sua segunda casa em todo esse período.

A admiração e o respeito ao Prof. Ossamu marcaram o tom da festa. Marcaram também os depoimentos e homenagens prestadas pelos Profs. Ricardo Ferreira Bento, Professor Aroldo Miniti, Richard Voegels e Edgard Rezende de Almeida, além do Dr. Perboyre Lacerda Sampaio e do médico residente Sérgio Nobuo Konno.

Nos seus 40 anos dentro da Universidade de Sao Paulo, Ossamu Butugan ajudou a formar mais de 300 residentes e inumeros estagiarios. De todos eles, mais que o respeito e admiração, é merecedor de eterna gratidão.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias