CONFERÊNCIA MAGNA COM A PROFA. DRA. EMY MURANO ENCERRA O ANO DA DISCIPLINA DE OTORRINOLARINGOLOGIA DO HC-FMUSP
19/12/2012
Aconteceu dia 12 de dezembro, quarta-feira, às 8 horas, a tradicional Conferência Magna que encerra o ano letivo da Disciplina de Otorrinolaringologia do HC-FMUSP.


Veja a Galeria de Imagens
Um evento que marcou o final de 2012 aconteceu no Anfiteatro Paramédicos, no prédio da Faculdade de Medicina do HC-FMUSP. Foi a Conferência Magna de Encerramento do Ano Letivo da Otorrinolaringologia do FMUSP, dessa vez, com aula ministrada pela Profa. Dra. Emy Murano, ex-aluna do HC-FMUSP e, atualmente, professora assistente no Departamento de Otorrinolaringologia da Johns Hopkins University.
O evento foi iniciado pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento que apresentou ao público presente - a sala estava completamente lotada, com alunos e professores sentando-se na escadaria do anfiteatro - um balanço de atividades do ano da ORL, incluindo a apresentação do CERTOO - Centro Especializado em Reabilitação e Tratamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia - cuja licitação já foi iniciada e deverá ser divulgada no início de janeiro de 2013 para construção de mais um hospital referência no HC.
Foi ele também que apresentou a Profa. Dra. Emy Murano, colocando imagens no telão de uma viagem feita ao Japão que a otorrinolaringologista foi sua auxiliar em um jantar no Japão com uma família que só falava japonês.
A Profa. Dra. Emy Murano agradeceu o convite e relatou sua emoção em estar de volta aos prédios e salas onde havia estudado e relembrou fatos bem humorados da sua época de estudante. "Lembro-me, ainda, da simpatia do Prof. Ricardo quando me entrevistou para minha residência e da atenção do Prof. Dr. Domingos e das aulas que assistia. Tudo isso foi à base para a minha formação e minhas escolhas na profissão", disse ela.
A aula iniciou-se logo a seguir e durante 40 minutos a Profa. Emy discorreu sobre Imagem em Tempo Real das Funções do Trato Vocal -Voz, Fala e Deglutição, demonstrando passo a passo, as pesquisas coordenadas com ela que, junto com sua equipe, tem alcançado repercussão mundial. E finalizou a palestra comentando que, na lanchonete da universidade que atua é possível sentar-se ao lado de Prêmios Nobel de Medicina e aproveitar os diálogos com esses mestres. Ao terminar, agradeceu mais uma convite e presenteou tanto o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento como o Prof. Dr. Domingos Tsuji, dizendo ao último que ele foi, realmente, seu mestre.

Aula que inspira
Larissa Nery, uma das residentes que assistiu a aula da Profa. Emy, disse que aprendeu muito com o encerramento do ano letivo. "Ela estuda muito até hoje e ensina sempre aberta às novas tecnologias que vieram para ajudar. E o seu exemplo pode servir a todos nós, presentes no encerramento. Nossa profissão pode nos levar a lugares diferentes, pois a ORL do HC-FMUSP é bem vista em todo o mundo", disse.
Fausto Nakandakari, fellow em Voz, disse algo muito semelhante a respeito da palestra. "A Profa. Dra. Emy teve aulas com os mesmos professores que temos. E nenhum deles deixou de se atualizar em todo esse tempo. Nossas carreiras podem ser similar a dela. Podemos mudar de país e trabalharmos em outras áreas porque a base é excelente e está sendo feita aqui", afirmou.
E o Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento finalizou: "É um prazer recebermos uma ex-aluna com carreira tão consolidada como a Dra. Emy. Ela é uma das demonstrações de possibilidade de crescimento de todos os formandos da nossa especialidade no HC".


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias