GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN PARTICIPA DA CERIMÔNIA COMEMORATIVA DAS MIL CIRURGIAS DE IMPLANTE COCLEAR HCFMUSP E FALA DA CONSTRUÇÃO DO CERTOO - CENTRO DE REABILITAÇÃO E TRATAMENTO EM OFTALMOLOGIA E OTORRINOLARINGOLOGIA
31/05/2013
Aconteceu dia 15 de maio, a comemoração as mil cirurgias realizadas pelo Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin e autoridades.


Veja a Galeria de Imagens
Aconteceu dia 15 de maio, a comemoração as mil cirurgias realizadas pelo Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin e autoridades. No evento, o governador de São Paulo ressaltou a importância do Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP e afirmou a construção de quatro novos hospitais para a capital paulista. Entre eles, o maior hospital do mundo em Oftalmologia e Otorrinolaringologia, o CERTOO.

"Serão quatro os novos hospitais que a cidade de São Paulo receberá nos próximos 30 meses. E um deles, o CERTOO - Centro de Reabilitação e Tratamento dos Olhos e Ouvidos", disse o governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin comprometendo-se a entregar o hospital que será um marco mundial. Um projeto conseguido com muito mérito pela Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e uma das metas do Prof. Ricardo Bento quando ele assumiu a Chefia da ORL do HCFMUSP.
A cerimônia solene aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, no dia 15 de maio, quarta-feira, a partir das 18 horas e a comemoração das mil cirurgias foi realizada pelo Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP, que recebeu como convidados, implantados e seus familiares e autoridades como a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Profa. Dra. Linamara Rizzo Battistella, o secretário estadual de Saúde o Secretário Estadual da Saúde, Dr. Giovani Guido Cerri, o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dr. José Otávio Costa a e a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti.
A abertura da solenidade foi feita pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, presidente do Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP e professor titular da cadeira de Otorrinolaringologia que, durante dez minutos demonstrou a trajetória da equipe, encabeçada por ele desde o início. "Não tem como não se emocionar em relembrar todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1986, quando o grupo iniciou. Isso engloba o desenvolvimento do projeto com verba de pesquisa conseguida no Banco Interamericano de Desenvolvimento, FAPESP e CNPq para formação da equipe, viagens ao exterior para o aprendizado, a primeira cirurgia, o desenvolvimento do primeiro implante com tecnologia nacional e a nossa luta para que o implante se tornasse um procedimento SUS. Os mil implantes marcam a nossa história", disse o otorrinolaringologista.
O Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. José Otávio Costa foi o segundo a fazer uso da palavra e também ressaltou o trabalho da otorrinolaringologia da FMUSP. Depois, foi a vez do implantado Bruno Paes, de oito anos de idade tentar expressar aos presentes o benefício do implante coclear. Tímido, o garoto agradeceu os médicos e fonoaudiólogas da equipe o carinho e dedicação de todos eles e falou como gosta de ouvir música, um milagre graças ao implante coclear.
Autoridades parabenizam um grupo que forma profissionais em todo o Brasil
Dra. Mariane Pinotti parabenizou a equipe e ressaltou o trabalho realizado por todos os seus integrantes. Já a Profa. Dra. Linamara Battistella enfatizou a necessidade de incluir realmente os deficientes auditivos e afirmou que isso acontece - e de forma real - através do implante coclear. E garantiu que continuará exigindo que todos os meios públicos para esse fim só se fortaleçam, além de parabenizar o Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP. "O trabalho dessa equipe é muito importante. Eles são os responsáveis por formações de inúmeros grupos multidisciplinares de implante coclear em todo o Brasil, difundindo conhecimento e habilitando profissionais para auxiliarem deficientes auditivos em todo o país e esse trabalho é exclusivo - e prioritário - da equipe. Merecem toda a nossa admiração e respeito", frisou a secretária.
O secretário estadual da Saúde, Dr. Giovani Guido Cerri, lembrou-se do apoio irrestrito ao trabalho desenvolvido pela otorrinolaringologia do HC-FMUSP, assim como as constantes viagens que toda a equipe faz a diferentes estados do Brasil para auxiliar quem foi treinado por eles e parabenizou a todos.
O Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin explanou sobre o apoio do atual governo ao implante coclear. "Nesse ano, foram mais de 16 milhões de verbas para o implante coclear. Aqui no HC-FMUSP, foi iniciada a construção do CERTOO - Centro de Reabilitação E Tratamento dos olhos e ouvidos, um hospital que será voltado única e exclusivamente a olhos e ouvidos, nariz e garganta. Os avanços tecnológicos da medicina aliada a engenharia são visíveis e reais em grande parte dos presentes graças ao Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP. Que isso seja um exemplo!", afirmou o governador depois de agradecer a todos os participantes do evento.

Homenagens à imprensa
O Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP homenageou os implantados através do garoto Bruno Paes e aproveitou a oportunidade e agradeceu, publicamente, a todos os jornalistas que divulgam o implante coclear e seus resultados.
O Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji, coordenador da equipe, entregou às jornalistas Priscilla Grans, Mariana Kotscho e Roberta Manrezza, apresentadoras do programa Papo de Mãe, TV Brasil, à repórter Samara Bastos, do programa Hoje em Dia, da Rede Record e às jornalistas Eleonora Paschoal e Sueli Santos, da Rede Bandeirantes, pelas reportagens e programas dedicados ao implante coclear e terapias fonoaudiológicas. A jornalista Dorotéia Fragata recebeu um troféu comemorativo pelo trabalho realizado junto à equipe pela Profa. Dra. Valéria Goffi-Gomez.
Antes - e após - o evento aconteceu um coquetel de confraternização entre o Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP, autoridades, implantados e familiares.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias