Logo Otorrino
Página Inicial
Site Fapesp
       Site Capes
Site CNPq
Site Plataforma Lattes
Site Pós FMUSP
Site Capes Periódicos

Programa de Pós-Graduação em Otorrinolaringologia

Apresentação

O Programa de Pós Graduação em Otorrinolaringologia da FMUSP existe desde 1978, mas foi profundamente reformulado em 2000. Tem como objetivo a formação pesquisadores capacitados para elaborar e desenvolver projetos de pesquisa, gerando novos conhecimentos e formando docentes para as instituições de ensino e pesquisa.

Oferecemos o curso em nível de Mestrado Acadêmico e Doutorado e já titulamos 19 mestres e 184 doutores, sendo o principal centro formador de recursos humanos na área.

Incentivamos que o médico ingresse diretamente no Doutorado, uma vez que já tem razoável capacitação em pesquisa adquirida durante sua formação nos 3 anos de residência médica. O mestrado foi reativado em 2006 especialmente para não médicos (fonoaudiólogos, psicólogos, biólogos, bio-engenheiros, dentistas, entre outros), que desenvolvem projetos que vem complementar as investigações nas diversas linhas de pesquisa do programa.

Dispomos de laboratórios para desenvolver pesquisas clínicas, em cirurgia experimental e em genética e biologia molecular, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas translacionais e de potencial publicação em periódicos de impacto. Em 2013 recebemos o Prêmio CAPES de Teses com o trabalho “Regeneração do ramo mandibular do nervo facial de ratos após a implantação de células multipotentes do estroma mesenquimal indiferenciadas e diferenciadas in vitro que apresentam fenótipo de células de Schwann”.

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Ubirajara Sennes

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento

- Informações e contato

Email: posotorrino.ichc@hc.fm.usp.br
Fone: +55(11)2661-7244

www.GN1.com.br