FORMATURA DA OTORRINOLARINGOLOGIA 2013 REPLETA DE EMOÇÕES!
16/12/2013
Aconteceu dia 11 de dezembro, quarta-feira, no Auditório do Prédio da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a formatura dos residentes e fellows da Otorrinolaringologia do HC-FMUSP.


Veja a Galeria de Imagens
A cerimônia de formatura da turma de 2013 da Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo aconteceu na manhã do dia 11 de dezembro e levou pais e formandos às lágrimas.
Como palestra de abertura proferida pelo Professor Doutor Ricardo Ferreira Bento, o professor titular da disciplina de Otorrinolaringologia lembrou aos formandos que a especialidade já completou 101 anos e é responsável por centenas de professores doutores que são responsáveis pela disciplina em várias universidades do Brasil e, até do Exterior. "Aqui ensinamos a otorrinolaringologia, o respeito e a atenção ao paciente e a ética na profissão. E exigimos muitos de nossos residentes. Se vocês estão se formando aqui, é porque estudaram muito porque nossa residência é a mais procurada do Brasil, com conceito excelente no exterior. Seus pais se orgulham de vocês porque sabem que para estarem aqui, estudam muito. Eu, como pai, também quero que meus filhos estudem em universidade como a nossa. E saibam que vocês pertencem à família da Otorrinolaringologia do FMUSP. Tudo o que vocês precisarem na vida profissional conselhos, pesquisas contem com todos os professores que ensinaram durante todos esses anos a vocês. Quando ensinamos, aprendemos duas vezes e o convívio melhora a todos nós. Saibam que aqui é o porto seguro de vocês", disse ele.
O professor Rui Imamura foi o mestre homenageado durante a cerimônia. Avesso à oratória, Dr. Rui iniciou seu discurso alertando aos novos doutores à gratidão que devem ter com seus pais. "São eles que moldaram o caráter de vocês, que acreditaram na escolha de cada um e que os auxiliaram a conseguirem estar aqui hoje. Nós temos certeza que vocês conseguiram excelente formação teórica, prática e aprenderam a nortear a vida com bom senso e ética. E vão com segurança iniciar a sua vida profissional. Se precisarem, estaremos aqui para auxiliá-los com o que for possível!", disse ele.

Apelidos carinhosos

A oradora oficial da turma de Otorrinolaringologia de 2013 foi a Dra. Beatriz Ramos que, falou emocionada sobre os anos que passou com os amigos. "Acabam os apelidos carinhosos - Chaves, Olhos de Mel, Cebolinha, entre tantos outros. Nossa vida muda, por completo. Mas o que aprendemos aqui - ética, profissionalismo, humildade - não deixaremos nunca de ter. Devemos muito a todo o corpo docente da Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Devemos, também, a todos os pacientes que confiaram a todos nós a sua saúde. Devemos mais ainda aos nossos familiares que nos auxiliaram com tudo que tivemos necessidade e com toda a paciência e carinho com as nossas necessidades. E com todo esse aprendizado e o carinho do Professor Rui, vamos espelhar nossos passos nas atitudes que aprendemos a ter com todos. E honraremos o nome dessa instituição!", disse ela, com a voz embargada no seu discurso, levando vários formandos às lágrimas.
Depois, houve a entrega de diplomas, inclusive aos fellows e a festa foi encerrada com um jantar de confraternização entre todos no Buffet América, nos Jardins, no início da noite.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias