Ao longo da sua história, Disciplina de Otorrinolaringologia da FMUSP contribui para a formação de cirurgiões de diversas partes de nosso país. Esta formação tem uma fase fundamental: o conhecimento profundo da anatomia cirúrgia. Este conhecimento se faz principalmente por dissecções de peças anatômicas e cadáveres dentro de um laboratório de anatomia e é fundamental tanto para o medico- residente, em fase de aprendizado técnico, como para os cirurgiões experientes que querem se reciclar ou desenvolver novas técnicas cirúrgicas. Desde o primeiro Curso de Dissecção do Osso Temporal (1984), coordenado pelo Prof. Ricardo Ferreira Bento, centenas de otorrinolaringologistas do Brasil e do exterior realizaram parte de seu aprimoramento em cursos de Laringologia, Rinologia e Otologia na FMUSP.

Em 2006, após a reforma da Faculdade de Medicina da USP, foi estruturado o Laboratório de Habilidades Cirúrgicas em Otorrinolaringologia com a finalidade de prover nossa Instituição com um laboratório capaz de fornecer os meios ideais para ensino e pesquisa em cirurgia otorrinolaringológica. Com verba da FFM e da Fundação Otorrinolaringologia, o laboratório dispõe do mais moderno sistema de imagem e som, que permite documentar ou transmitir as atividade realizadas durante os cursos ou as dissecções para anfiteatros adjacentes ou via teleconferência para locais distantes.

O laboratório é equipado com microscópios, endoscópios e sistema de video, micromotores e todo material micro-cirúrgico necessário para dissecções e documentação. É destinado ao ensino de médicos- residentes e estagiários de complementação especializada (Fellows), pesquisa de pós-graduandos e à educação continuada de otorrinolaringologistas.



25/10/2017
Conferência Magna de Encerramento da Clínica de Orl Trará Palestrante Internacional
24/10/2017
Cronograma do processo seletivo para os Programas de Complementação Especializada para 2018
16/10/2017
56º Curso Teórico Prático de Endoscopia Dirigida ao Orl - Módulo I e II
14/10/2017
Defesa de tese de Juliana Sampaio Silva
10/10/2017
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA MÉDICOS ESTRANGEIROS (PCPME)
21/09/2017
Fabiana Sperandio
15/09/2017
Prof. Ricardo Ferreira Bento, Forl e o Otobone Marcam Presença no Congresso da Academia Americana de Otorrinolaringologia em Chicago
31/08/2017
Grupo de Implante Coclear Hc-Fmusp Participa do Programa Tribuna Independente da Rede Vida
24/08/2017
Professor Ricardo Bento visitou a Faculdade de Medicina de Jundiaí.
Outras notícias