Vi Encontro de Pais de Crianças com Surdez e Equipe de Implante Coclear Hc-Fmusp - Emoção e Participação de Todos
03/10/2016
Uma Manhã com Muito Aprendizado para Pais de Crianças e Adolescentes com Surdez. Assim Foi o Vi Encontro de Pais de Crianças com Surdez e Equipe de Implante Coclear Hc-Fmusp, Que Aconteceu no Último Sábado, com o Anfiteatro da Otorrinolaringologia Lotado
Cinquenta pais de várias partes do Brasil estiveram presentes no VI Encontro de Pais de Crianças com Surdez e Equipe de Implante Coclear HC-FMUSP e dividiram suas experiências com todos os palestrantes do evento. "É um prazer recebê-los aqui. São pais, mães e avós que se interessam pelo futuro de seus filhos - e netos - e querem aprender o que podem para ajudá-los no dia a dia. Podem ter certeza que são todos bem-vindos e que vamos aprender muito com vocês também!", disse a diretora das fonos do Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP, Valéria Goffi-Gomez.

Com palestras ministradas pelas fonoaudiólogas Claudia Colalto, Ana Cristina Hiromi Hoshino, Cristina Ornellas Peralta e pela psicóloga Érica Lavezzo Dias, os pais participaram ativamente de cada uma delas. "Optamos por temas interativos, chamando os pais a participarem de cada uma delas, trazendo situações vivenciadas na rotina da família e auxiliando-os nas formas de participarem desse mundo diferente das nossas crianças, incluindo o mundo digital, com informações completamente diferentes do tempo em que viveram a sua infância e adolescência", continuou Valéria.

Pais presentes

Dr. Robinson Koji Tsuji, coordenador do Grupo de Implante Coclear HC-FMUSP, agradeceu a presença de todos os pais e enfatizou a necessidade do auxílio dos pais no momento de ensinar os filhos a terem memória auditiva. "É preciso ter consciência que a criança passa a maior parte do tempo junto à família. Se vocês contarem o número de horas semanais que a criança passa junto à fonoaudióloga reabilitadora e junto de seus familiares, saberá que os estímulos maiores virão da família. E é por isso que a atenção de todos os familiares para auxiliar a criança é essencial!", disse ele.

As palestras, que se iniciaram às 8h40min, foram: Deficiência Auditiva e Desenvolvimento de Habilidades Auditivas e Linguísticas, A Importância dos Pais "Fisicamente" Dentro do Processo Terapêutico. Como Transformar a Casa em um Ambiente Estimulador, A Família da Criança/Adolescente no Processo Pré e Pós Cirurgia e O que Está por Trás do Que Vemos e Ouvimos? Piadas, Sarcasmos e Duplo Sentido.

"Foram palestras enriquecedoras e, apesar de termos vivido todo esse processo em casa - e até na casa dos nossos pais e avós - já que somos um casal de deficientes auditivos que tiveram uma filha deficiente auditiva também, é muito bom aprender para auxiliar os que estão começando agora. Na minha casa, a história era diferente. Eu precisei colocar minha filha junto as nossas famílias para que ela se acostumasse com o barulho e com as conversas de todos porque meu marido utiliza a língua de sinais e eu, com ele, também. Ou seja, era uma casa silenciosa. E ela precisava de vozes para criar memória auditiva. Fiz fonoterapia junto dela para aprender o que ela estava ouvindo porque a minha cirurgia foi feita depois da dela. A reunião de pais aprendendo com as fonoaudiólogas e psicóloga e participando da história de outras famílias, unindo-se pelo bem dos seus filhos é emocionante. Parabéns ao Grupo de Implante que proporcionou esse momento!", disse Erika Fernandes, uma das participantes do evento.

Antonieta Lourenção, mãe de Mariane, com implante coclear recém-ativado, assistiu, pela primeira vez na vida, um encontro de pais com troca de experiências sobre a realidade dos filhos e a dor de encarar os problemas que envolvem a evolução das crianças. "Foi muito bom. Nunca tinha participado de um encontro com pessoas que pudessem me auxiliar e me apoiar, como vi nesse. E me senti muito bem. Minha filha tem 26 anos e temos muito orgulho dela, de tudo que ela alcançou. Todas as palestras mostraram a nós, pais, que é possível criarem nossos filhos da melhor maneira possível e ensiná-los com muito amor e carinho", disse ela.

Patrícia Bohner Concatto Scharff, mãe de três crianças implantadas, veio de Cuiabá e aproveitou para participar do Encontro. E acompanhada com Josélia, mãe de Julio, que, junto com sua filha, Ana Augusta, ilustrou uma das aulas, com uma piada infantil entre aluno e professora. "Sou grata a todo esse acolhimento. É muito bom participar de um encontro assim. Sempre aprendemos e trocamos experiências. E todas nós nos unimos mais para auxiliar os nossos filhos", disse ela.

O pai de Louise, implantada de quatro anos de idade, Francisco Vieira Brás, pediu um aplauso a todas as mães presentes. "Nós, pais, participamos da criação dos nossos filhos e os amamos muito. Mas é preciso aplaudir todo o esforço das mães - e, em nome delas, homenageio minha esposa Regiane - que nunca param de cuidar e atender seus filhos com tanto carinho e dedicação. Eu reconheço que 70% da evolução da nossa filha vêm de toda a atenção que a Regiane dá a ela. Meus parabéns a todas as mães e à equipe que permite que os pais se encontrem, aprendam e agradeçam publicamente", finalizou ele.

Durante todo o evento, a equipe do Profissão Repórter acompanhou as histórias e entrevistou os presentes. O próximo encontro de pais acontecerá no próximo ano.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias