Circulares CoPGr
07/12/2005
Solicitações para credenciamento de orientares
Circular 1

Com o objetivo de facilitar a análise da Câmara de Avaliação com relação aos critérios de credenciamento de orientadores na USP, a Câmara, em Sessão de 23.11.2005, por 13 votos favoráveis, unanimidade dos presentes, discutiu o tema e deliberou que as CPG’s deverão encaminhar as solicitações para credenciamento e recredenciamento de orientares de acordo com as normas vigentes da CPG. Assim, o Presidente da Comissão de Pós-Graduação, deverá atestar que o pedido em questão atende a todos os itens especificados nos critérios da CPG.

Solicitações que não atenderem ao disposto nesta Circular serão indeferidas.

Atenciosamente,
Armando Corbani Ferraz
Pró-Reitor “pro tempore”

Circular 2

Esclarecemos que:
- as instruções da CAPES, sobre Bolsa Sanduíche estão disponíveis no site da CAPES, www.capes.gov.br

Chamamos a atenção das CPG´s para que observem rigorosamente as novas instruções constantes do referido oficio CAPES, tendo em vista que, as mesmas devem ser atendidas na integra, evitando com isso, transtornos durante o processo.

Solicitamos a V. As., especial atenção quando a divulgação, junto aos docentes e alunos dessa Unidade, quanto ao número de cotas de bolsas existentes, bem como do site onde se encontram as instruções do mencionado Programa.

Informamos, outrossim que esta Pró-Reitoria encontra-se à disposição para possíveis esclarecimentos, junto às Comissões e Secretarias de Pós-Graduação, que venham a surgir durante a montagem do processo.

Esperando contar com a colaboração de V.Sa., subscrevemo-nos,

Atenciosamente,
Armando Corbani Ferraz
Pró-Reitor “pro tempore”

Anexo CAPES
OFICIO CCE/CAPES Nº 171/2005


Senhora Pró-Reitora

Temos a satisfação de comunicar que, a partir de janeiro de 2006, os cursos de doutorado com conceito 4 estarão habilitados a participar do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior – PDEE. Os cursos que obtiveram este conceito na ultima avaliação trienal efetuada por esta agencia poderão se beneficiar de uma cota anual de bolsa para seus estudantes realizarem atividades de pesquisas no exterior, correlatas ao Doutorado em andamento no Brasil.

A medida adotada por esta agencia decorre dos resultados positivos obtidos com o PDEE, que de maneira complementar vem contribuindo com a formação de doutores e com a internacionalização dos programas de Pós-Graduação do País.

Em dezembro próximo serão encaminhados Termo de Cooperação do PDEE para as instituições que ainda não aderiram ao Programa e Aditivo ao Termo anteriormente firmado para as demais instituições, visando assinatura e publicação no Diário Oficial da União. Permanecem em vigor as mesmas orientações para candidaturas, os benefícios concedidos e calendários adotados para os cursos de conceitos 5, 6 e 7 disponíveis no site www.capes.gov.br

Informamos que a modalidade de bolsa para estágios de Doutorandos no exterior pleiteada via balcão acolherá exclusivamente candidaturas efetuadas por estudantes provenientes de cursos novos ou que obtiveram conceito 3 na ultima avaliação trienal, não sendo possível solicitações oriundas de cursos habilitados pelo PDEE. Deste modo, cabe à IES efetuar planejamento prévio sobre as cotas disponíveis pelo PDEE e em função do processo seletivo de candidaturas, visando à boa utilização dos recursos destinados a concessão da bolsa de estudos.

Veja também: CAPES prepara avaliação para 2004-2006


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias