Funcionários do HC e da FORL participam de Programa Motivacional e de Integração
06/01/2009
Após realização do Team Building aumentou o entrosamento entre os profissionais da ORL. Ação repercute positivamente no dia-a-dia


Veja a Galeria de Imagens
Como diretor da Divisão de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas, o Prof. Ricardo Bento sempre mostrou-se atento às pessoas, ao entrosamento entre os funcionários e à dinâmica de trabalho dos grupos. E em determinado momento percebeu que seria preciso realizar uma ação para promover maior comunicação entre as diversas áreas da ORL. Esse foi o ponto de partida do Team Building, evento organizado pela Oficina de RH, empresa especializada em treinamentos direcionados, que envolvem motivação e integração.

Batizado de “Rumo aos próximos 10 anos”, o projeto teve início em outubro de 2007, com a aplicação de um questionário respondido de forma confidencial pelos funcionários. Foi feito todo um trabalho de aproximação, de quebra de resistência, até que todos se sentissem à vontade para relatar seu dia-a-dia na divisão. Após longo período de análise das respostas, percebeu-se que faltava contato entre as pessoas e havia dificuldade para se trabalhar em grupo. Foi então que se optou pelo formato de Team Building: um encontro de um dia, em um local agradável, envolvendo dinâmicas de grupo.

Essa ação aconteceu em outubro de 2008, com apoio da Sanofi-Aventis, em um confortável hotel em Campinas (SP). Os conferencistas da Oficina de RH conduziram os trabalhos de forma bastante descontraída, com palestras e exercícios motivacionais, envolvendo médicos, fonos, enfermeiras, administrativos, enfim, vários representantes da divisão de ORL. Entre as diversas reações, muitas surpresas e emoções.

De volta ao dia-a-dia na Divisão de ORL, chegou a hora de aplicar na prática o que se vivenciou no Team Building. “Trabalhei em mais de oito enfermarias, mas aqui não havia muito entrosamento. Depois dessa dinâmica, onde as pessoas puderam falar o que pensavam, senti maior aproximação, especialmente em relação ao ambulatório”, contou Vilma Moreira Silva Fuser, oficial administrativa da enfermagem, com 22 anos de HC e quatro na Otorrino. “Melhorou muito o relacionamento no trabalho. Não tinha contato com algumas pessoas e passei a ter depois”, completou Adevar Viana Alves, encarregado de operação de terminais de computadores, há 26 anos no HC e dois na Otorrino.

Para Lúcia Damasceno, da Biblioteca da Divisão, com 21 anos de HC e sete na ORL, a ação impressionou. “Nunca vivenciei algo igual. Trocamos idéias com pessoas que nem sabíamos que trabalhavam aqui. Agora o relacionamento se tornou mais afetivo. E cabe a nós colocar em prática diariamente todo o conhecimento que tivemos por lá”.

Nova no setor, a auxiliar de enfermagem Suely Góes de Carvalho falou que às vezes se sentia “invisível”. E o Team Building teve papel fundamental para seu entrosamento. “Foi muito boa a iniciativa do Prof. Ricardo. Mostra que a direção se preocupa com os funcionários”. Também do setor de enfermagem, há seis anos na ORL, Nívea Fermino Arvelos se sentiu valorizada. “Normalmente em eventos como esse a enfermagem fica de fora. Além da integração entre os setores, houve melhora na comunicação - especialmente com os médicos - e grande motivação para fazermos um trabalho cada vez melhor”, resumiu.

As fonoaudiólogas Renata Akiyama e Carina Muller Ferro aprovaram totalmente. “A vida da gente é sempre muito corrida, o que não permite saber exatamente onde cada um trabalha. Temos que nos conhecer melhor. Afinal, muitas vezes passamos mais tempo no trabalho do que com a família”, disse Renata. “É interessante também conviver com as pessoas fora do ambiente do hospital. Elas se soltam, mostram-se mais tranqüilas, relaxadas”, completou Carina. “Todas essas reuniões são bastante interessantes porque promovem a união e proporcionam uma maior integração entre os diversos níveis profissionais”, concordou Dr. Gilberto Guanaes Simões Formigoni

Márcia Alves, secretária do Departamento, com 22 anos de HC e 20 na ORL, foi uma pessoa fundamental para a realização do Team Building. “No início tivemos muita resistência, pelo desconhecimento do trabalho. Junto com a equipe da Oficina de RH, fizemos um grande trabalho de esclarecimento. E a adesão foi grande. Após a realização do trabalho, sentimos melhora nos relacionamentos e grande aprovação por parte de todos que participaram. Tanto que as pessoas já estão pedindo um novo evento do gênero, com mais tempo para desfrutar da companhia dos colegas de trabalho”, finalizou.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias