Semana de boas-vindas aos residentes e estagiários do HCFMUSP
22/02/2010
Residentes e estagiários são recebidos com semana especial de aulas e confraternizações pelos professores e preceptoras da Disciplina de Otorrinolaringologia HCFMUSP


Veja a Galeria de Imagens
Uma semana especial para todos os residentes e estagiários da Disciplina de Otorrinolaringologia, programada pelos professores e preceptoras e coordenada pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento. “Começamos a esquematizar essa semana de trabalho no final do ano passado para que os residentes fossem recebidos com atenção e sabendo todas as aulas e atividades que terão no decorrer de 2.010 e, pela freqüência e estímulo de todos, sabemos que foi um sucesso”, diz Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, professor titular da Disciplina de Otorrinolaringologia do HCFMUSP.

As preceptoras foram selecionadas no ano passado pela equipe de professores da Otorrinolaringologia HCFMUSP e são elas, Ana Carolina Duarte Martins Costa, Alessandra Kiesewetter e Milene Bissoli. “Temos seis estudantes na R1 e quatro estagiários – Igor Tadeu da Costa, Vânia Wolf Santos, Alexandre Beraldo Ordones, Larissa Neri, João Paulo Santanna Pinto, Milena Lopes, Azis Arruda Chagury, Ricardo Dourado, Alice Soraya Melo Escorel e Francisco das Chagas Cabral Junior, que foram recepcionados pelo Professor Ricardo e, já no primeiro dia, houve introdução das várias aulas ministradas por docentes e assistentes do hospital”, comentou Ana Carolina.

No primeiro dia, houve também uma reunião dos preceptores com todos os residentes para integração de todos. “Cada um se apresentou ao grupo, trocamos telefones e, nós, preceptoras, passamos a todos os que entraram na Otorrinolaringologia tudo o que eles vão vivenciar em cada um dos três anos que vão se especializar. Por exemplo, como R1, eles serão responsáveis pela evolução dos pacientes da enfermaria e pelo histórico dos pacientes, realizarão exames otoneurológicos e farão cirurgias menos complexas como adenoamigdalectomia e colocação de tubo de ventilação”, disse ela.

Junto com os professores, as preceptoras passaram as atividades que cada um terá como R2 e R3. “O importante, para mim, além de todos os esclarecimentos e aulas, foi o fato de me sentir dentro de uma família. A Otorrinolaringologia do HCFMUSP é isso, uma verdadeira família”, comentou Alexandre Ordones Junior, universitário que fez Medicina na UFMG, residência em Pediatria e começou na Otorrinolaringologia.

“Optei por fazer residência nessa especialidade porque, além de me identificar com ela, proporciona poder curativo e paliativo. E há uma diversidade imensa de casos (patologias) diferentes que provocam o estudo contínuo do que se estuda na faculdade. A Otorrinolaringologia do HCFMUSP abre novos horizontes na Medicina”, disse Ordones.

Aulas abordando os principais temas

Na primeira semana, os professores da Otorrinolaringologia coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo, realizaram um curso de introdução à ORL, ministrando várias aulas por docentes e assistentes do HCFMUSP. “O tema das aulas foram os principais da Otorrino. Nos seis anos da faculdade, os estudantes recebem aulas sobre todas as especialidades da Medicina e, para relembrá-los, selecionamos o que aprenderam sobre a nossa especialidade e aprofundamos mais cada assunto”, comentou o Prof.

E o interesse foi muito grande. “Eu vim de Natal, RN, depois de trancar a matrícula durante um ano para servir a Aeronáutica. Mas a parte clínica e cirúrgica, além da proposta de melhoria de qualidade de vida dos pacientes, fez com que eu optasse pela ORL”, comentou Francisco Cabral.

“O interessante é que recebemos alunos de várias localidades. Natal, Recife, Taubaté, Belo Horizonte, entre outras, o que nos leva a acreditar que a Otorrinolaringologia vem crescendo cada vez mais e a contínua evolução dos tratamentos – cirúrgicos ou não –, ajuda a aumentar o interesse dos alunos que ingressam em Medicina”, finalizou Prof. Ricardo.

Os residentes e estagiários ainda terão mais uma semana de aula sobre os principais temas da Otorrinolaringologia e, depois, iniciarão a parte prática.


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias