Tele otorrinolaringologia da FMUSP
28/10/2005
Prêmio Microsoft de Reconhecimento Científico
A Teleotorrinolaringologia da FMUSP conquistou o Prêmio Microsoft de Reconhecimento Científico pelos projetos de telemedicina apresentados no X congress of International Society of Telemedicine and e-Health / II Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, realizado em São Paulo entre 23 e 26 de outubro deste ano.

Brasil sediou pela primeira vez o Congresso da Sociedade Internacional para Telemedicina, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de outubro, em São Paulo, paralelamente ao 2º. Congresso do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.

As novas realidades tecnológicas e sua importância para a medicina e saúde foram abordadas durante os Congressos. Simpósios e conferências colocaram em pauta temas importantes para o futuro da saúde no nosso país e em todo o mundo. Foram apresentados casos de sucesso, nos quais o uso da tecnologia ampliou o acesso à saúde, garantiu maior eficiência aos sistemas de assistência médica, democratizou informações para a população e colaborou para a educação continuada e treinamento em saúde.

Durante o evento, a Teleotorrinolaringologia da FMUSP conquistou o Prêmio Microsoft de Reconhecimento Científico pelos projetos de telemedicina apresentados, em especial o trabalho “Videoconference in clinical discussion between distant medical groups” de autoria de Victor Eulálio S Campelo*. Também foram apresentados os projetos de teleducação continuada pela transmissão de videostreaming e o protótipo do programa de discussão interativa de casos clínicos em otorrinolaringologia.

Entre os temas em destaque abordados pelos dois congressos citam-se: A educação antes e depois das telecomunicações, Implicações globais da telessaúde, Comunicação educativa por meio de imagens, Iniciativas públicas e privadas em Telemedicina, Novas técnicas de Telemedicina nas especialidades médicas, Telenfermagem, Teleodontologia, Pólo de Telemedicina na Amazônia, Tecnologias em medicina de emergência, O papel da teleducação no aprimoramento profissional e certificação de especialidades médicas.

Videoconference in clinical discussion between distant medical groups
. Victor Eulálio S Campelo, MD* - médico residente (3° ano) em ORL pela FMUSP
. Carlos Diógenes Pinheiro Neto, MD* - médico residente (3° ano) em ORL pela FMUSP
. Chao Lung Wen, MD** – Coordenador Geral da Disciplina de Temedicina da FMUSP
. Ricardo Ferreira Bento, MD*** - Prof associado da Disciplina de Otorrinolaringologia da FMUSP


13/04/2023
Lançamento do Livro: Manual de Dissecção do Osso Temporal
12/04/2023
Otorrino Usp em 7º Lugar no Ranque Mundial Scimago Institutions Rankings
28/02/2023
Homenagem ao Prof. Edigar Rezende de Almeida
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
13/02/2023
Campanha de Orientação para Cuidados das Crianças Traqueostomizadas
07/02/2023
Resultado final do processo seletivo para o curso de especialização em otorrinolaringologia 2023
04/01/2023
COMUNICADO - Programas de Complementação Especializada no ano de 2023.
02/01/2023
Produção Científica do Departamento de Otorrinolaringologia do Hc/FMUSP 2022.
Outras notícias